Petrobras avalia investir na indústria petrolífera da Venezuela

Poder360

Publicado 19.10.2023 22:36

Atualizado 20.10.2023 00:10

Petrobras avalia investir na indústria petrolífera da Venezuela

O presidente da Petrobras (BVMF:PETR4), Jean Paul Prates, disse nesta 5ª feira (19.out.2023) que a estatal considera fazer investimentos na Venezuela. A fala se deu 1 dia após os Estados Unidos suavizarem as sanções à indústria petrolífera venezuelana depois de o governo de Nicolás Maduro fazer acordos eleitorais com a oposição.

Prates descartou que as negociações teriam qualquer motivação política-ideológica, mas que o país vizinho tem a maior reserva petrolífera do mundo. Também disse que a indústria venezuelana está deteriorada e que uma “renovação” seria necessária para retomar a produção no país.

Em entrevista à agência epbr, o presidente da estatal afirmou que, apesar de os EUA serem o maior produtor de petróleo do mundo, a retirada das sanções também são estratégicas, diante da proximidade geográfica com a Venezuela. Para Prates, o país, assim como o Brasil, tem potencial para ser um dos últimos produtores da era dos combustíveis fósseis.

“Nós [Brasil] seremos protagonistas importantes. Dentro do Brasil, pela nossa liderança no setor energético, a Petrobras será protagonista nessas discussões”, disse. Segundo ele, tal movimentação pode influenciar o planejamento estratégico da estatal. “Nós vamos colocar a Venezuela no mapa de novo”.

Prates declarou ainda que os planos para esses investimentos ainda não foram analisados, mas que a parceria seria do interesse da empresa para promover o compartilhamento de informações e decisões conjuntas.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações