PF defende fim da intervenção em portos e aeroportos do Rio e SP

Poder360

Publicado 12.04.2024 17:41

PF defende fim da intervenção em portos e aeroportos do Rio e SP

Integrantes da cúpula da PF (Polícia Federal) dizem ser necessário o fim da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Defendem, portanto, a saída dos militares e de outros órgãos da operação conjunta nos 2 Estados. O decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vale até 3 de maio e pode ser prorrogado.

Segundo o Poder360 apurou, a PF avalia que a operação conjunta com militares e outros órgãos têm prazo de eficácia curta. Em médio e a longo prazo, são as investigações que resolveriam a problemática do crime organizado. Por essa razão, integrantes da corporação defendem o fim da GLO.

O modelo ideal proposto pela PF, conforme apurou este jornal digital, é manter a operação com as polícias estaduais e a PRF (Polícia Rodoviária Federal). E usar as verbas disponíveis da GLO para reforçar as equipes que já atuam nas regiões.

Os dados são favoráveis à proposta defendida pela corporação. Ao menos 80% dos presos e 80% da droga apreendida são resultantes de operações só da PF e da PRF.

Outro fator que contribui para o fim da GLO, na avaliação de integrantes da corporação, é que os custos seriam menores com a atuação só da PF e da PRF.

O decreto (11.765/2023) estabelece que os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa montem um plano de modernização na proteção de portos, aeroportos e fronteiras. Para a PF, o custo com os avanços é de R$ 73 milhões nos Estados que já estão sob GLO. Em todo Brasil, a cifra é de R$ 235 milhões.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações