PoderData: Atuação de Janja é reprovada por 27% dos eleitores que a conhecem e aprovada por 20%

Estadão Conteúdo

Publicado 01.04.2024 15:47

Atualizado 01.04.2024 19:10

PoderData: Atuação de Janja é reprovada por 27% dos eleitores que a conhecem e aprovada por 20%

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva (PT), a Janja, é conhecida por 81% dos brasileiros. Desses, 27% dizem que a atuação dela é ruim e 20% consideram que é "boa para o Brasil". A maior parte, 42%, afirma que o trabalho da primeira-dama é indiferente.

Os dados são da pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 23 e 25 de março com 2.500 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por mais que a taxa de quem conhece Janja tenha aumentado desde setembro de 2023, quando 74% dos entrevistados a conheciam, o nível de aprovação é estável em relação ao mesmo período. Naquele mês, 22% dos que a conheciam aprovavam a atuação da primeira-dama e 28% reprovavam. Os que não sabiam eram 9% e, hoje, chegam a 11%.

A avaliação estratificada revela que a atuação de Janja tem maior aprovação entre os jovens de 16 a 24 anos. Nesse grupo, 27% dizem que ela é "boa para o Brasil". Já entre os evangélicos, ela obtém a maior desaprovação, já que 32% deles consideram o trabalho da primeira-dama ruim.

Entre as mulheres, a atuação de Janja é pior avaliada do que entre os homens:

- Mulheres: 41% considera indiferente, 29% ruim e 19% boa;

- Homens: 42% disse que é indiferente, 25% ruim e 22% boa.

A avaliação por regiões do Brasil apresenta pouca diferença. No Norte, a primeira-dama é avaliada positivamente por 22% dos entrevistados e negativamente por 25%. O índice de reprovação é o mesmo no Centro-Oeste, onde apenas 18% a consideram "boa para o Brasil". A maior desaprovação, no entanto, é na região Sul, onde 29% dos eleitores que a conhecem consideram o trabalho de Janja ruim, enquanto 21% acham bom.

No Sudeste, 21% dos eleitores dizem que a atuação de Janja é boa e 27% apontam que ruim. Já no Nordeste, são 20% a 26%, para a avaliação boa e ruim, respectivamente.

Entre católicos e evangélicos a taxa de aprovação é a mesma, 19%, mas as outras avaliações apresentam resultados significativos:

- 44% dos católicos dizem que o trabalho da primeira-dama é indiferente e 26% deles dizem que é ruim;

- Evangélicos apresentam a maior rejeição a Janja, sendo 32% os que a consideram ruim e 37% os que dizem ser indiferente.

- Levando em consideração as eleições de 2022, os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) que reprovam Janja somam 31%. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a taxa de reprovação é de 22%. Consideram a participação da primeira-dama:

- Indiferente: 40% dos bolsonaristas e 43% dos que elegeram Lula;

- Boa: 19% dos que votaram no ex-presidente e 23% dos que votaram no petista.

Questionados sobre o quão bem conhecem Janja, 45% dos entrevistados responderam que conhecem bem, 36% apenas "conhecem de ouvir falar" e 19% deles não conhecem. Em setembro de 2022, os que conheciam bem a primeira-dama eram 28%, taxa que aumentou para 36% um ano depois.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações