Presidente da FPA confirma apoio da bancada ruralista a Bolsonaro no 2º turno

Estadão Conteúdo

Publicado 05.10.2022 09:58

Atualizado 05.10.2022 13:11

Presidente da FPA confirma apoio da bancada ruralista a Bolsonaro no 2º turno

Brasília e São Paulo - O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Sérgio Souza (MDB-PR), confirmou nesta quarta-feira o apoio da bancada ruralista ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição para o Palácio do Planalto. A decisão foi antecipada ontem pelo Estadão/Broadcast. O deputado é do mesmo partido da senadora Simone Tebet, que concorreu à Presidência e foi a terceira mais votada no primeiro turno.

"É muito claro o resultado do que aconteceu e acontece no Brasil nos últimos anos. O agro não parou nem na pandemia. O agro é o grande pilar de sustentação deste País e tem responsabilidade com o desenvolvimento, com a geração de emprego e renda, com a segurança jurídica e, principalmente, com o direito à propriedade", afirmou Souza, no Palácio da Alvorada, após uma reunião com Bolsonaro.

"Nós não poderíamos tomar outra decisão. A bancada do agro no Congresso Nacional tomou um lado, que é dos caminhos para a direita, com fé em Deus, os caminhos da liberdade, o caminho da redução do custo de produção e da produção de alimentos de qualidade que chegue à mesa do cidadão brasileiro. Nós temos um só lado, que é o lado da liberdade, é o lado do presidente Bolsonaro, estamos juntos nesta campanha", emendou o presidente da FPA.

Souza já havia aderido à candidatura do presidente Bolsonaro no primeiro turno, apesar de seu partido, o MDB, ter chapa própria à Presidência, com a senadora Simone Tebet. Já o vice-presidente da frente, o deputado federal Neri Geller (PP-MT), é um dos principais articuladores da chapa Lula/Alckmin com o agronegócio no Centro-Oeste.

Hoje, 280 parlamentares integram a FPA, sendo 39 senadores e 241 deputados federais. Na Câmara, a frente representa 54,6% do total de parlamentares e integra comissões importantes como a do Meio Ambiente, Constituição e Justiça, além da Agricultura. A bancada é uma das mais ativas do Congresso, com forte influência na aprovação de projetos ligados ao setor produtivo.

No Alvorada, ao lado de Souza e outros parlamentares da bancada ruralista, Bolsonaro disse que o agronegócio era "muito estigmatizado" pelos partidos de esquerda, numa crítica aos governos do PT. "O agronegócio é orgulho nacional, conversamos mais sobre as questões do campo, a nossa responsabilidade com a segurança alimentar do Brasil e mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, o quanto crescemos ao longo desses quatro anos de mandato e quanto poderemos crescer", afirmou o presidente.

Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina reforçou o apoio do setor a Bolsonaro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Nós estamos aqui, maciçamente, prestando este apoio e colocando o nosso trabalho agora para que o presidente se reeleja. É o presidente que mais deu apoio ao agronegócio, através do crédito, da infraestrutura. Os produtores rurais pequenos, médios e grandes estão fechados com a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro", declarou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações