Quinquênio pode ter efeito cascata em outras categorias e despesa é incalculável, diz Wagner

Estadão Conteúdo

Publicado 25.04.2024 09:02

Atualizado 25.04.2024 12:11

Quinquênio pode ter efeito cascata em outras categorias e despesa é incalculável, diz Wagner

O líder do governo no senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que a principal preocupação do Executivo em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio reside no possível efeito cascata que o projeto pode gerar - ao justificar demandas semelhantes em outras categorias profissionais - e na sua "despesa incalculável". "Tem muita gente de oposição, inclusive, que reconhece que essa é uma despesa incalculável, ninguém sabe exatamente quanto será esse valor e qual é o efeito cascata que isso vai produzir, pela demanda de outras categorias", frisou o senador, durante entrevista à GloboNews.

Ele ainda pontuou que considera necessário ter calma com essa matéria, que reconhece a necessidade de valorizar os magistrados e que respeita a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em dar andamento à discussão sobre a proposta. No entanto, disse não considerar "a reintrodução de algo que foi tirado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso a melhor forma de fazer gestão de pessoas".

O Senado tenta realizar nesta quinta a terceira sessão para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 10/2023, que institui a parcela mensal de valorização por tempo de serviço dos magistrados e do Ministério Público. No entanto, na quarta-feira, a discussão foi encerrada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que presidiu a sessão, já que não houve inscritos no Plenário para discutir a proposta.

O andamento da proposta no Senado ocorre em meio aos avisos do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) de que irá barrar "pautas-bomba", uma vez que, segundo ele, elas aumentam as despesas públicas. "Um assunto como a PEC do Quinquênio dificilmente terá andamento na Câmara", disse ele.

O Ministério da Fazenda calcula que o custo do projeto pode chegar a R$ 42 bilhões ao ano, segundo Jaques Wagner.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações