REPERCUSSÃO-Lula confirma Haddad e outros futuros ministros

Reuters

Publicado 09.12.2022 17:36

(Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira Fernando Haddad para o comando do Ministério da Fazenda em decisão amplamente antecipada. Haddad disse que seu histórico como prefeito de São Paulo mostra que não será um ministro “gastador” e apontou como algumas das suas prioridades para 2023 a definição de um novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.

Lula anunciou também o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro no comando da Defesa, o ex-governador do Maranhão Flávio Dino como ministro da Justiça, o atual governador da Bahia, Rui Costa, como chefe da Casa Civil e o ex-chanceler Mauro Vieira para a pasta das Relações Exteriores.

Veja abaixo comentários sobre o anúncio:

ISAAC SIDNEY, PRESIDENTE DA FEBRABAN:

“A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) cumprimenta e deseja sucesso ao futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicado, nesta sexta-feira, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Político experiente, ex-prefeito de São Paulo, afeito ao diálogo e com qualidades reconhecidas, Haddad já assumiu compromisso com o crescimento, agenda social e responsabilidade fiscal, como demonstrou em discurso durante o almoço anual de Dirigentes de Bancos, realizado em 25 de novembro.”

LUIZ CARLOS TRABUCO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BRADESCO

“A indicação do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad para a Fazenda sinaliza a intenção de mediar os naturais conflitos existentes na condução econômica de um país complexo como o Brasil pela via do pragmatismo. Não foi outra a razão de Haddad ter como prioridades a reforma tributária e os desafios do crescimento econômico. Sinaliza um perfil de alguém que olha para o equilíbrio entre as demandas sociais urgentes e a responsabilidade fiscal necessária. O social e o fiscal são irmãos gêmeos da credibilidade.”

IGOR CAVACA, HEAD DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS DA WARREN:

“O mercado estava esperando um anúncio para a Fazenda de um nome mais ortodoxo, expectativa que foi sendo ajustada ao longo de novembro, com consequências intensas sobre os ativos de renda fixa e variável. A confirmação de Haddad, em parte, já vinha sendo precificada pelo mercado, mas podemos ter ajustes adicionais após posicionamento sobre políticas a serem implementadas e aumentos de gastos para os próximos anos. Em contrapartida, temos ainda alguns ministérios para serem anunciados com enfoque na economia. Caso esses nomes venham mais alinhados a uma política mais contida de gastos, a contraposição pode ajudar na redução de incerteza e melhora das expectativas para 2023.”

LEONEL MATTOS, ANALISTA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO DA STONEX

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora