Revisão da meta fiscal de 2024 e 2025 está em discussão, diz Tebet

Poder360

Publicado 03.04.2024 08:19

Revisão da meta fiscal de 2024 e 2025 está em discussão, diz Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta 3ª feira (2.abr.2024) que a revisão da meta fiscal para os anos de 2024 e 2025 está em discussão. Segundo ela, o alcance da medida depende de um acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Haddad tem um número e eu tenho outro. Esse casamento precisa acontecer. Ele tem a receita, eu tenho a despesa. A menos B tem que dar 0 este ano”, disse Tebet nesta 3ª feira (2.abr.2024), depois do Seminário Internacional de Boas Práticas de Planejamento de Médio e Longo Prazo, na sede do Banco do Brasil (BVMF:BBAS3), em Brasília.

O governo tem como meta o deficit zero para 2024. Já para 2025, superavit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto). A ministra vai se reunir com o ministro da Fazenda para discutir os números. Até a 4ª (3.abr), a Receita Federal deve apresentar os dados. A partir dessas informações, informou a ministra, o cenário será mais precisos.

Caso a conta não feche, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, os números serão levados para a JEO (Junta de Execução Orçamentária). Só depois, haverá discussão sobre manter ou não a meta. Um cenário real para 2024 deve se dar em maio, quando o 2º relatório bimestral será publicado. No entanto, os números precisam ser reavaliados mensalmente.

Para 2025, a meta vai depender das despesas do governo.

“Se não der, vamos levar para a JEO e ver se vamos enfrentar assim mesmo ou vamos discutir as metas”, disse.

h2 Corte de gastos/h2

Segundo Tebet, não há outro caminho a não ser o corte de gastos. A ministra afirmou que o Orçamento brasileiro pela ótica da Receita Federal está se exaurindo.

Por isso, caso haja um aumento dos gastos e uma revisão da meta, a discussão se torna urgente. “Passar isso significa aumentar impostos”, afirmou.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações