Roteiristas e estúdios de Hollywood fecham acordo e encerram greve

Poder360

Publicado 27.09.2023 04:16

Atualizado 27.09.2023 04:40

Roteiristas e estúdios de Hollywood fecham acordo e encerram greve

O WGA (sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA) anunciou na noite de 3ª feira (26.set.2023) ter chegado a um acordo com os estúdios de Hollywood para encerrar a greve da categoria. Os roteiristas ficaram parados durante 147 dias.

“O WGA chegou a um acordo provisório com o AMPTP [sigla em inglês para Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, que representa os estúdios]. Hoje, nosso Comitê de Negociação, o Conselho do WGAW [sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA, Oeste] e o Conselho do WGAE [sigla em inglês para Sindicato dos Roteiristas dos EUA, Leste] votaram por unanimidade para recomendar o acordo”, escreveu o sindicato em comunicado, acrescentando que a greve terminaria à 0h01 desta 4ª feira (27.set).

As negociações avançaram depois que os CEOs dos estúdios passaram a ir às reuniões com os representantes da categoria. Entre os presentes estavam Bob Iger ( Disney (NYSE:DIS)), David Zaslav (Warner Bros. Discovery (NASDAQ:WBD)), Donna Langley (NBCUniversal) e Ted Sarandos (Netflix (NASDAQ:NFLX)).

Dentre as condições firmadas no acordo, estão:

  • aumento de 5% nos vencimentos mínimos na ratificação dos contratos dos roteiristas e garantia de reajustes anuais;
  • aumento da taxa de contribuição para saúde e pensões;
  • novas regras salariais para os serviços de streaming, com base no sucesso da produção;
  • regras para o uso da inteligência artificial;
  • programa de qualificação, e outros pontos.
Leia a íntegra do acordo, em inglês (PDF – 419 kB).

Apesar do retorno às atividades nesta 4ª feira (27.set), o acordo ainda será votado pelos conselhos e integrantes dos sindicatos. Se não for aprovado, a greve pode ser retomada.

Em 14 de julho, os atores de Hollywood também iniciaram uma paralisação. O acordo dos roteiristas não tem relação com a greve dos atores.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações