Saiba quem é Elizeta Ramos, que assume a PGR interinamente

Poder360

Publicado 27.09.2023 08:19

Atualizado 27.09.2023 08:40

Saiba quem é Elizeta Ramos, que assume a PGR interinamente

A subprocuradora-geral da República, Elizeta Maria de Paiva Ramos, assume nesta 4ª feira (27.set.2023) o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República) interinamente. Ramos é vice-presidente do Conselho Superior do MPF (Ministério Público Federal). Ficará no cargo até a posse do novo procurador-geral.

O substituto de Augusto Aras será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nomeado depois da aprovação no Senado. Na 2ª (25.set), o petista disse não haver “pressa” para a indicação, considerada estratégica porque cabe ao PGR, como chefe do MPF, propor processos contra o presidente da República.

A subprocuradora Elizeta Ramos é coordenadora da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional. Além disso, atuou como corregedora-geral e procuradora Eleitoral substituta no MPF. Também já integrou a Câmara Criminal e coordenou a Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral.

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, iniciou a carreira no MPF em dezembro de 1989, quando foi nomeada para o cargo de procuradora. Em dezembro de 2009, foi promovida por merecimento a subprocuradora geral da República.

Como corregedora, Elizeta abriu sindicância em junho de 2020 para apurar a ida da subprocuradora Lindôra Araújo –nomeada vice-procuradora-geral da República por Aras em abril de 2022– para se reunir com integrantes da Lava Jato em Curitiba.

Em dezembro de 2022, a subprocuradora viralizou nas redes sociais depois de criticar o serviço de transporte oferecido pela PGR.

À época, Elizeta declarou que os serviços do órgão funcionavam bem, mas que havia problemas nos transportes. Ela relatou que combinou com o serviço da PGR para buscá-la em 6 de dezembro, mas foi informada que o funcionário “já estava na rua”. Por esta razão, a subprocuradora disse que pediu “imediatamente um Uber (NYSE:UBER)”.

Elizeta também criticou a administração da PGR por não ter substituído o seu motorista que teria entrado em férias. “Eu perdi meu motorista por causa de férias. Foram dados 3 meses de férias direto para ele, eu não entendo bem como que a administração dá 3 meses de férias para um motorista e não reverte isso”, disse.

Depois de ter dito que solicitou um motorista de aplicativo, a subprocuradora ironizou: “Ah, mas subprocurador não pode andar de Uber? Claro que pode, né, a gente pode”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações