Tarcísio afirma que irá estudar privatização da Sabesp 'desde o primeiro dia'

Estadão Conteúdo

Publicado 25.10.2022 07:48

Atualizado 25.10.2022 11:15

Tarcísio afirma que irá estudar privatização da Sabesp 'desde o primeiro dia'

O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que, "desde o primeiro dia", caso eleito, irá estudar a privatização da Sabesp (BVMF:SBSP3). Segundo ele, caso a conclusão seja que a privatização vai melhorar a prestação de serviços e proporcionar uma tarifa mais baixa à população, o governo seguirá com a privatização da estatal.

"Vou estudar privatização desde o primeiro dia e se eu chegar à conclusão que a privatização vai promover esse objetivo, vai melhorar a prestação de serviços e proporcionar uma tarifa mais baixa, nós vamos seguir com a privatização", declarou o candidato, em entrevista à Rádio Eldorado. "Mas se a gente observar que a privatização, em alguma medida, pressupõe risco à prestação de serviço, para o cidadão, nós não faremos. A gente vai seguir com a empresa pública."

De acordo com o ex-ministro de Infraestrutura, caso eleito, ele afirma que seu objetivo em relação à Sabesp é melhorar a prestação de serviço da empresa, além de diminuir o tempo para universalização de saneamento e aumentar investimento para trazer segurança hídrica à população. "Pretendo fazer o melhor para o cidadão", assegurou.

Tarcísio diz que, atualmente, o nível de perda que a empresa proporciona ainda é alto. "Estamos engatinhando sobre reúso de água e podemos trazer muitos investimentos da iniciativa privada para a empresa", disse, emendando na promessa de tratar a "ineficiência" da estatal.

O candidato afirma que uma possível privatização da Sabesp se assemelha mais à privatização da Eletrobras (BVMF:ELET3) do que a que ocorreu com a Cedae. "A Sabesp já é uma empresa listada em Bolsa, já está no mercado, e a gente faria uma venda de ações, uma diluição da participação do Estado, mas manteríamos uma participação na Sabesp com a possibilidade de interferir de decisões muito importantes, que são estratégicas, teríamos assento no conselho", afirmou. Assim como ocorreu na Eletrobras, Tarcísio afirmou que pode ocorrer uma renovação dos contratos de concessão na operação de capitalização.

"Obviamente nós vamos conversar isso com a própria Sabesp. E se a gente tiver um modelo que aumente a eficiência da Sabesp, consiga aumentar o reúso, sensorização de rede, eficácia no investimento e reduzir tarifa, obviamente a gente vai optar pelo melhor caminho", declarou. "A privatização nós vamos estudar, é um caminho possível que entendo que traz benefício para o cidadão", concluiu.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações