Tarcísio parece mais CEO da CCR do que governador, diz sindicato

Poder360

Publicado 03.10.2023 12:48

Tarcísio parece mais CEO da CCR do que governador, diz sindicato

A presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se comporta como gestor da empresa que controla as linhas privatizadas do metrô e não como chefe do Executivo estadual. Para ela, Tarcísio põe os interesses da empresa acima da qualidade do serviço oferecido aos paulistanos.

“O governador está parecendo mais um CEO da CCR (BVMF:CCRO3), da ‘via calamidade’ do que com um governador que tem que se preocupar com a qualidade do serviço que é oferecido ao público […] Aqui você é governador, você não pode estar legislando em nome de uma empresa privada”, declarou em live realizada nesta 3ª feira (3.out.2023) em seu perfil no Instagram.

Em fala a jornalistas sobre a greve de metrô e trens contra a privatização dos serviços, Tarcísio disse que os problemas nas linhas 8 e 9 são anteriores à privatização.

Segundo Camila Lisboa, a declaração do governador mostra o seu “desconhecimento” das linhas e que, quando a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) era pública, essas linhas tinham a melhor avaliação pública em qualidade de serviço.

“Não é possível que o governador vai usar o seu cargo para defender a linha privatizada que dá prejuízo”, afirmou.

Citando os “prejuízos”, ela disse que os contratos de licitação asseguram às gestoras a garantia de lucro por 30 anos –a exemplo da Via Mobilidade, que recebeu o repasse de R$ 300 milhões pelos prejuízos da pandemia.

“Ver ele defender linhas 8 e 9 privatizadas que dão problema mostra que ele tem um lado ideológico”, disse a presidente do sindicato.

Mais cedo, o governador disse no X (ex-Twitter) que a paralisação dos funcionários era política e motivada por “interesses ideológicos”. Em resposta, Lisboa disse não haver “greve com motivação trabalhista maior que essa”.

O governo também estuda privatizar a Sabesp (BVMF:SBSP3) (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Funcionários da companhia aderiram à paralisação dos metroviários.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações