TCU vai lançar ferramenta para auditoria de sustentabilidade global

Poder360

Publicado 05.10.2023 11:50

Atualizado 05.10.2023 12:11

TCU vai lançar ferramenta para auditoria de sustentabilidade global

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, disse nesta 5ª feira (5.out.2023) que a corte pretende lançar em 2024 uma ferramenta global que vai permitir a auditoria de recursos aplicados no enfrentamento das mudanças climáticas e no cumprimento do Acordo de Paris.

O projeto Climate Scanner está sendo desenvolvido pelo Intosai (sigla em inglês para Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores), liderada pela corte de contas brasileira. O protótipo da ferramenta será apresentado na COP 28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a partir de 30 de novembro.

Atualmente, o projeto é conduzido por um comitê executivo composto por representantes de instituições de controle de 18 países. Dantas afirmou que o plano seguinte à apresentação do piloto da ferramenta é promover a adesão de mais nações ao programa.

O presidente do TCU declarou que esse convite será feito na abertura da próxima assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) e a meta é de que ao menos 100 países adotem a ferramenta.

“A ferramenta consolidará uma auditoria global em que as políticas públicas, a governança e o financiamento dessas politicas serão avaliados a partir de 20 indicadores, e com isso nós teremos condições de termos instituições autônomas, independentes dos governos, apresentando números para a comunidade global”, disse Dantas em seu discurso de abertura do 7º Fórum de Controle do TCU.

Dantas avaliou que a liderança do Brasil nessa iniciativa é simbólica para reinserir o país ao protagonismo do combate às mudanças climáticas.

“É sem dúvida alguma uma iniciativa que reinsere o Brasil em importantes fóruns globais, mostrando a nossa devoção e o nosso esforço para nos juntar às nações que estão concentradas em coibir a crise climática”, declarou.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações