Unicef alerta para “catástrofe” por falta de água em Gaza

Poder360

Publicado 31.10.2023 05:16

Atualizado 31.10.2023 05:40

Unicef alerta para “catástrofe” por falta de água em Gaza

A diretora-executiva do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Catherine Russell, disse na 2ª feira (30.out.2023) que o abastecimento de água na Faixa de Gaza está prestes a “se tornar uma catástrofe”. Eis a íntegra da carta endereçada ao Conselho de Segurança da ONU, em inglês (PDF – 246 kB).

“A pouca água potável que resta em Gaza está se esgotando rapidamente, deixando mais de 2 milhões de pessoas em extrema necessidade”, afirmou Russell. Segundo ela, a Unicef estima que 55% da infraestrutura de abastecimento de água precise de reparos, sendo que “só uma estação de dessalinização está funcionando, com apenas 5% da capacidade”. As outras 6 foram paralisadas por falta de combustível ou energia.

“A falta de água potável e de saneamento está à beira de se tornar uma catástrofe. A menos que o acesso à água potável seja restabelecido com urgência, mais civis, incluindo crianças, adoecerão ou morrerão de desidratação, ou de doenças transmitidas pela água”, alertou a chefe da Unicef.

Russell destacou os traumas sofridos pelas crianças que vivem na região em guerra, “cujas consequências podem durar a vida toda”. Dados do Ministério da Saúde da Palestina mostram que mais de 3.400 crianças morreram na Faixa de Gaza por causa da guerra –iniciada em 7 de outubro– e outras 6.300 ficaram feridas. “Isto significa que mais de 420 crianças são mortas ou feridas em Gaza todos os dias”, completou.

A Unicef concluiu a carta pedindo medidas urgentes do Conselho de Segurança: “Imploro ao Conselho de Segurança que adote imediatamente uma resolução que lembre as partes de suas obrigações ao abrigo do direito internacional, exija um cessar-fogo, exija que as partes permitam o acesso humanitário seguro e desimpedido, exija a libertação imediata e segura de todas as crianças raptadas e inste as partes a proporcionar às crianças a proteção especial a que têm direito”.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações