Veja discurso do presidente Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU

Investing.com

Publicado 24.09.2019 10:04

Atualizado 24.09.2019 11:38

Investing.com - O presidente Jair Bolsonaro fez o discurso de abertura na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira na sede da instituição em Nova York. Foi a primeira vez que ele participa do evento, que reúne anualmente a maior parte dos chefes de Estado do planeta. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento.

A entrevista está disponível no vídeo abaixo, no final da matéria. Logo abaixo, o Investing.com apresentou um panorama com a expectativa em relação ao discurso do presidente brasileiro. O resumo da fala de Bolsonaro está disponível aqui.

Pauta do discurso

Bolsonaro já deixou claro que o ponto principal do seu pronunciamento será a defesa das ações do governo na Amazônia, após a repercussão negativa dos incêndios que vêm ocorrendo na região ao longo das últimas semanas.

O discurso é oportunidade para o governo brasileiro de baixar as críticas quanto à sua política ambiental à maior floresta do mundo, além de vender a imagem de que o Brasil tem compromissos com ações contra desmatamento e é favorável ao desenvolvimento sustentável, sempre reivindicando a soberania do país na região. Ou pode colocar mais lenha na fogueira.

Meio ambiente x Interesses econômicos

O que está em jogo não é apenas a preservação ambiental: a repercussão negativa dos incêndios e a resposta agressiva do governo brasileiro podem trazer prejuízos econômicos e financeiros ao país. Na semana passada o Parlamento da Áustria rejeitou o acordo comercial Mercosul-União Europeia alegando as queimadas como impeditivo do acordo.

Além disso, a crescente imagem negativa do país por conta do episódio pode levar consumidores de outros países a boicotarem os produtos brasileiros, especialmente os do agronegócio, que também sofrem a ameaça de serem impedidos de entrar em outros países por barreiras não-tarifárias.

Investimentos no Brasil

Em relação à questão financeira, fundos de 30 países que movimentam US$ 16 trilhões em ativos exigiram, na semana passada, ações contra desmatamento em contrapartida para alocação de seus recursos no país. Vale ressaltar a aposta da equipe econômica em contar com esses recursos para os planos de concessões e privatizações em um ambiente econômico-financeiro internacional de juros negativos.

No entanto, a crise da Amazônia é isolada e não afasta o investidor estrangeiro na avaliação do vice-presidente executivo da S&P Global, Ewout Steenbergen, em entrevista à edição desta terça-feira à Folha de S.Paulo. O executivo afirmou que a retomada do crescimento acima do 1%, atrelada à aprovação das reformas e da estabilidade política, é um fator crucial para o investidor estrangeiro decidir alocar seus recursos no Brasil, embora ressalte que compromissos com questões ambientais e sociais serão fatores relevantes em decisões dos investidores no futuro.

h2 Veja discurso do presidente Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações