Receita de varejistas sobe 23% no 3T, diz BTG; desempenho no onlide é destaque

Investing.com

Publicado 24.11.2020 15:02

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - As vendas líquidas combinadas das varejistas brasileiras listadas subiram 23% na comparação anual, enquanto o Ebitda avançou 11% e o resultado líquido, 24%, disseram analistas do BTG Pactual (SA:BPAC11) em relatório desta terça-feira (24).

Segundo eles, companhias com fortes planos de expansão e execução de primeira linha como Magazine Luiza (SA:MGLU3), Arezzo (SA:ARZZ3), Lojas Quero Quero (SA:LJQQ3) e Mercado Livre (NASDAQ:MELI) são as mais bem posicionadas no curto prazo para aproveitar a nova fase do consumo no país.

Para o banco de investimentos, os resultados do setor varejista no terceiro trimestre não mostrou surpresas nos números, que já vinham melhorando desde o período anterior, mas deram fortes sinais da trajetória de recuperação à frente.

Os destaques foram a consolidação do crescimento do e-commerce, um aumento de vendas mesmas lojas em setembro e outubro, efeitos positivo do auxílio nos segmentos de alimentação e materiais de construção e uma melhoria no regime de custos, com o fato de que muitas lojas ainda estavam fechadas durante o período, aponta o relatório.

h2 Crescimento do e-commerce/h2

O banco de investimentos vê o “persistente” avanço do comércio online como um legado da pandemia para os próximos anos. Considerando somente Magazine Luiza, Via Varejo (SA:VVAR3) e B2W (SA:BTOW3), os maiores players listados do mercado no segmento, o volume bruto das mercadorias das lojas virtuais, ou GMV, na sigla em inglês, cresceu 112% no terceiro trimestre na comparação com 2019 e a expectativa dos analistas é que a Black Friday deste ano impulsione os números consolidados.

Para o ano que vem, eles alertam que é possível que o segmento online registre alguma desaceleração, considerando a forte base de comparação, o fim do auxílio emergencial e a exposição dessas empresas a categorias que explodiram este ano, como os eletrodomésticos da linha branca. Ainda assim, o relatório vê a tendência de consolidação como permanente, dado o forte investimento na área pelas companhias e a procura pela diversificação de produtos oferecidos.

O BTG Pactual também vê o retorno das compras pelos consumidores de renda mais alta, que correspondem por 70% do consumo no Brasil, mitigando parte do efeito negativo do fim do auxílio a partir de janeiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações