10 acontecimentos podem impactar os investimentos em 2024, segundo JPMorgan

Investing.com

Publicado 03.01.2024 11:10

Investing.com – Exceto pela crise das empresas de internet, os mercados acionários dos EUA costumam se recuperar antes de os indicadores econômicos mostrarem uma mudança de ciclo. O diretor de investimentos da JPMorgan Asset Management (NYSE:JPM), Michael Cembalest, dá uma razão simples para isso. Muitos dos indicadores econômicos são defasados e não captam a situação atual, algo que os mercados financeiros antecipam.

A probabilidade de a economia dos EUA entrar em recessão caiu bastante e, se isso acontecer, será uma recessão suave.

Porém, 2024 não será um ano tranquilo para os investidores, pois o PIB está perdendo ritmo, enquanto o S&P 500 terá retornos de um dígito (mediana). Além disso, o novo ano reserva algumas surpresas para os investidores individuais, que devem estar atentos, de acordo com Cembalest:

  1. O dólar mantém a estabilidade, variando apenas +/- 7 por cento, e preserva sua fatia de 50 por cento no comércio global. 

  2. O Departamento de Justiça e/ou a autoridade comercial vencem um processo antitruste contra o Google (NASDAQ:GOOGL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Meta (NASDAQ:META) ou T-Mobile, depois de mais de 20 anos. 

  3. O presidente Biden desiste da reeleição por motivos de saúde, e os democratas indicam um novo candidato.

  4. A adoção em massa de veículos autônomos de nível 5 é adiada significativamente por causa da crescente oposição pública. Os erros durante os testes foram graves, provocando não só bloqueios a equipes de socorro e aumento de engarrafamentos, mas também atropelamentos de pedestres.

  5. As perdas em empréstimos sindicalizados superam pela primeira vez os empréstimos inadimplentes ao consumidor. Isso dificultará o acesso das empresas à liquidez urgentemente necessária.

  6. A tentativa de dolarização na Argentina fracassa por diversos problemas. O presidente Milei precisa de uma maioria de dois terços para mudar a constituição. Além disso, é preciso não só elevar substancialmente as reservas cambiais, mas também aumentar drasticamente a taxa de poupança. Mesmo se isso for alcançado, o país padece de baixa produtividade e de um credor para sustentar a âncora monetária em caso de necessidade.

  7. A guerra na Ucrânia segue sem trégua, apesar de a Rússia ter 315.000 baixas e feridos e dois terços de seus tanques destruídos. Isso obriga a Europa a cumprir o tratado da OTAN de 2006, gastando 2% do PIB em defesa. O valor não investido na defesa europeia desde 1983 é de 2 trilhões de dólares.

  8. Os bancos regionais dos EUA saíram do fundo do poço e se estabilizarão em 2024. Isso é graças às medidas de socorro, pois agora os bancos podem obter até 100% do valor nominal do capital na Fed. Apesar das perdas em imóveis comerciais e títulos do governo desvalorizados, os bancos regionais dos EUA terão uma relação preço-livro de pelo menos 1,0 em 2024, ampliando sua vantagem sobre a concorrência europeia.

  9. Grandes cidades dos EUA sofrerão apagões e até o fornecimento de gás natural não é seguro, por causa da falta de investimentos em infraestrutura. Condições climáticas extremas e a eletrificação elevam enormemente os picos de demanda, tornando lugares como Nova York, Nova Inglaterra e a Costa Oeste vulneráveis a cortes de energia.

  10. Haverá uma vacina contra covid que pode ser inalada, prevenindo efetivamente a infecção, pois essa forma de administração gera imunidade nas mucosas. Vários candidatos estão em fase de teste e já mostram resultados promissores, portanto a aprovação inicial em 2024 não é irrealista.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações