10 empresas que pagam dividendos generosos para superar a Selic, segundo a XP

Investing.com

Publicado 24.09.2021 17:03

Atualizado 24.09.2021 18:25

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - Como esperado, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa Selic para 6,25%, o maior patamar desde 2019. Existe um certo temor no mercado de como a alta nos juros afetaria a trajetória do Ibovespa, porém a XP acredita que a Bolsa brasileira ainda está atrativa e com boas oportunidades.

Sobre a possibilidade que os investidores migrem para a renda fixa, a XP explica que isso ainda não é tão interessante, já que os juros reais estão baixos. A projeção é que a Selic termine 2021 em 8%, enquanto a inflação deve alcançar 8,4%. Além disso, o prêmio de risco das ações do Ibovespa está em 7,7% atualmente, bem acima da média histórica de 4,7%.

BC: Copom eleva Selic pela 5ª vez seguida, e taxa básica de juros vai a 6,25

Diante desse cenário, a XP separou dez ações que pagam bons dividendos e mostram como o Ibovespa ainda está atrativo.

h2 CSN Mineração (SA:CMIN3)/h2

Mesmo com a recente queda dos preços do minério de ferro, a XP está otimista com as ações da CSN Mineração e mantém a sua recomendação de compra do ativo. A previsão é que a empresa pague até 15,4% de dividend yield em 2022.

h2 Banco do Brasil (SA:BBAS3)/h2

A XP espera que o Banco do Brasil tenha um dividend yield de 14,7% no próximo ano, já que o payout deve subir com a maior capitalização, a recuperação de lucros, o Previ I com superávit de R$ 22 bilhões, e um atrativo 0,6x P/VP.

h2 Engie (SA:EGIE3)/h2

A Engie Brasil tem um portfólio diversificado, que permite à empresa se proteger da adversidade hídrica, segundo a XP. Além disso, a expectativa é que ela repasse 100% do seu lucro líquido aos acionistas em 2021. Para 2022, a XP estima um dividend yield de 11,4%.

h2 Bradesco (SA:BBDC4)/h2

Embora o Bradesco tenha se dedicado a iniciativas como o banco Next, Ágora e Cielo (SA:CIEL3), a XP acredita que não há claras oportunidades para o banco empregar grandes quantidades de capital incremental com taxas de retorno altas, tornando atrativa a distribuição de dividendos. A estimativa é de um payout de 75% em 2022 e um dividend yield de 11,0%.

h2 Taesa (SA:TAEE11)/h2

A XP vê a Taesa em uma posição confortável para manter a distribuição de 100% de lucros em 2021. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o dividendo anual mínimo distribuído é de 50% do lucro líquido ajustado do exercício, mas normalmente a empresa escolhe remunerar acima dessa faixa. Para 2022, a previsão é um dividend yield de 9,8%.

h2 BB Seguridade (SA:BBSE3)/h2

A expectativa é que o dividend yield da BB Seguridade em 2022 seja de 9,5%, na visão da XP. Isso porque a empresa apresenta margens altas impulsionando os retornos da companhia. A empresa também deve ter um crescimento de prêmios elevados pela retomada da atividade econômica.

h2 Santander (SA:SANB11)/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Assim como no caso do Bradesco, a XP entende que a distribuição de dividendos é uma opção interessante para o Santander, já que não há oportunidades para o banco empregar grandes quantidades de capital incremental com taxas de retorno altas. Para 2022, o dividend yield deve ser de 9,2%.

h2 Irani (SA:RANI3)/h2

A Irani pode ter um dividend yield de 9,1% em 2022, segundo a XP, por causa da previsão de forte geração de caixa da empresa no próximo ano. A empresa também deve se beneficiar do bom momento do mercado de celulose.

h2 Itaú Unibanco (SA:ITUB4)/h2

Para 2022, a previsão de dividend yield do Itaú é de 8,1%. O banco possui um histórico de payout acima da média no setor, assim como se beneficia de investimentos de qualidade, com boa gestão e governança que se traduzem em menor beta.

h2 Copel (SA:CPLE6)/h2

A Copel anunciou este ano uma nova e robusta política de dividendos, em que quando a alavancagem fosse abaixo de 1,5x, a distribuição seria igual a 65% do lucro líquido ajustado, quando ela fosse entre 1,5x e 2,7x, pagaria 50% do lucro e nos casos em que a alavancagem fosse acima de 2,7x, os dividendos representariam 25% do lucro líquido ajustado. Assim, a XP espera que em 2022, o dividend yield seja de 8,1%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações