1T24: Quais podem ser os destaques da temporada, segundo a XP

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 24.04.2024 15:46

Invesing.com - Os investidores devem olhar de perto os resultados das companhias brasileiras nessa temporada de balanços diante de um ambiente global e doméstico ainda com desafios a serem enfrentados, segundo a XP Investimentos (BVMF:XPBR31), que não espera um período de divulgação “tão bom assim”.

Os estrategistas Fernando Ferreira e Jennie Li afirmam que a tendência não é necessariamente vantajosa, mas com uma retração nos lucros menor do que o trimestre anterior, conforme relatório divulgado a clientes e ao mercado.

“Olhando para os setores domésticos, ainda vemos o cenário brasileiro como desafiador para as companhias, com o consumo afetado por conta de taxas de juros ainda elevadas”, destacam.

Os estrategistas apontam que desde o começo do ano, analistas têm revisado para baixo as projeções de lucro por ação (LPA) para o ano em torno de 4%. As para 2025 foram cortadas em 1%.

Veja projeções de LPA e receita das companhias que vão divulgar indicadores no Calendário de Balanços do Investing.com

“As estimativas para o 1T24 têm sido revisadas para baixo por quase 11% durante o mesmo período, impulsionadas principalmente por uma forte revisão para baixo no setor de materiais (-38%), enquanto consumo discricionário tem visto as revisões mais positivas (+31%)”, detalham.

h2 Possíveis destaques do trimestre, segundo a XP/h2

A XP espera que entre os destaques do trimestre estejam o setor bancário, principalmente com tendências positivas de Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) e Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4), com melhora na carteira de crédito e taxas de inadimplência estáveis. Além disso, as distribuidoras de energia devem ter sido impulsionadas por temperaturas mais elevadas, que elevam o consumo, e as empresas de educação, com a maior parte das captações ocorrendo nos primeiros três meses do ano.

Ainda, a XP menciona setores como papel e celulose, diante de uma performance robusto dos preços da celulose, sendo a Suzano (BVMF:SUZB3) a candidata a ser maior beneficiada por esse gatilho.

Em shoppings, a XP elenca o Iguatemi (BVMF:IGTA3) como favorito para ser favorecido pelos níveis sólidos de ocupação e despesas financeiras mais baixas, enquanto para as empresas de telecomunicação, Tim (BVMF:TIMS3) e Telefônica Brasil (Vivo) (BVMF:VIVT3) devem seguir com receitas em expansão forte.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

**

Precisa de ajuda para navegar nos mercados? é para você!

Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.


Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional " ", válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!

Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo:

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações