3tentos e Caramuru fecham acordo para joint venture de logística no Arco Norte

Reuters

Publicado 18.12.2023 08:43

SÃO PAULO (Reuters) - A 3Tentos (BVMF:TTEN3) e a Caramuru fecharam um acordo para criar uma joint venture de logística com o objetivo de facilitar o armazenamento de grãos e os embarques no norte do Brasil, informaram as empresas nesta segunda-feira.

O empreendimento ajudará a melhorar a infraestrutura no Arco Norte, disseram as empresas, onde estão localizados alguns portos amazônicos importantes para a exportação de produtos como soja, farelo de soja e milho.

A Caramuru e a 3tentos investirão até 2028 um total de 400 milhões de reais no projeto, que terá sua sede próxima ao porto de Miritituba, no Pará, e incluirá instalações para armazenamento de grãos e carregamento de barcaças.

A joint venture será capaz de movimentar 2 milhões de toneladas de grãos e farelo por ano quando as operações começarem em 2026, disseram as empresas, mas a capacidade deverá mais do que dobrar para 5 milhões de toneladas até 2028.

O CEO da 3tentos, Luiz Dumoncel, disse em comunicado que o empreendimento proporcionaria à empresa ganhos de eficiência, tornando o Arco Norte uma região-chave para seus embarques de grãos e farelo.