'A companhia aprendeu com os erros do passado', diz presidente da Kraft Heinz

Estadão Conteúdo

Publicado 01.10.2021 14:00

Atualizado 01.10.2021 17:11

'A companhia aprendeu com os erros do passado'

O executivo Fernando Rosa foi promovido à presidência da Kraft Heinz (NASDAQ:KHC) (SA:KHCB34) em dezembro de 2020 com a missão de "abrasileirar" os produtos da subsidiária da empresa americana. Segundo ele, esse movimento comprador - de duas aquisições feitas em sete dias - foi uma coincidência.

Porém, ele garante que essa investida está relacionada ao plano da empresa de tornar o Brasil um dos principais mercados emergentes da gigante dos alimentos, com foco no lançamento de produtos específicos para o mercado local.

Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista.

A Kraft Heinz fechou duas aquisições em um espaço muito curto. Outras estão no radar?

O fechamento das negociações serem tão concomitantes foi uma coincidência. Foram dois movimentos bem distintos. Trata-se de um movimento da companhia pensando em se tornar uma das maiores empresas de alimentos do Brasil. Enquanto a Hemmer é uma companhia consolidada, com um grande portfólio e 100 anos de história, a BR Spices pode ser comparada a um investimento em uma startup. No curto prazo, queremos escalar a BR Spices com a nossa musculatura e, em um segundo momento, tornar a empresa em uma espécie de hub de inovação.

Como vai funcionar?

Queremos criar um modelo mais ágil de testes de produtos e entender as necessidades específicas dos clientes para criar produtos de maneira mais ágil e com qualidade alta. Em algum momento, vamos começar a oferecer soluções prontas de temperos com condimentos e vegetais em conserva, por exemplo. Esse é o tipo de escala e eficiência que queremos buscar.

A Kraft Heinz passou por momentos complicados nos últimos anos e até o próprio Jorge Paulo Lemann já comentou que o "sonho grande" da empresa não era mais possível. Como a companhia enxerga o futuro?

A companhia aprendeu muito com os erros e acertos do passado, desde a fusão com a Kraft. Com a entrada do Miguel Patrício (presidente global da Kraft Heinz), no meio de 2019, redefinimos a nossa visão. Queremos crescer agregando valor e trazendo produtos mais próximos das necessidades dos consumidores, além de fazer as marcas serem mais aspiracionais.

Pode haver mudanças nas empresas para buscar mais eficiência, como demissões?

A companhia cresceu muito nos últimos três anos, e o número de colaboradores também tem aumentado. Estamos gerando resultados para investir nas nossas marcas e, por exemplo, nunca investimos tanto em marketing quanto agora. Queremos crescer agregando valor e trazendo produtos mais próximos das necessidades dos consumidores. Ganhar eficiência é importante, mas vamos conseguir essa eficiência trazendo e criando categorias novas de produtos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações