Abertura de mercado: o que esperar do Ibovespa e dólar nesta 5ª-feira

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 28.12.2023 09:12

Investing.com – Os investidores repercutem dados econômicos deste final de ano, incluindo déficit primário e indicadores de inflação, enquanto aguardam informações sobre geração de empregos no país.

Ainda em destaque, estão falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que afirmou que pretende finalizar o ano que vem com juro no patamar “mais baixo possível”. O pronunciamento ocorreu durante entrevista à jornalista Miriam Leitão, da Globo.

O governo central registrou déficit primário de R$39,4 bilhões em novembro, pior que estimado por analistas. Neste cenário, as atenções estão voltadas para entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deve anunciar medidas econômicas.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

No cenário internacional, a agenda americana contempla divulgação dos pedidos por seguro-desemprego, vendas de moradias e balança comercial de bens.

Além disso, na vizinha Argentina, em meio a protestos, o novo presidente, Javier Milei, enviou ao Congresso pacote de medidas econômicas. O texto aponta necessidade de reformar o Estado de forma emergencial, com uma série de desregulamentações e privatizações de empresas públicas, incluindo a petrolífera YPF e as Aerolíneas Argentinas.

Às 9h08 (de Brasília), Nasdaq 100 Futuros subia 0,30%, S&P 500 Futuros ganhava 0,10% e o Dow Jones Futuros perdia 0,10%. O Ibovespa Futuros apresentava desvalorização de 0,26% e o dólar estava em acréscimo de 0,30% a R$4,83. Os mercados nos EUA e no Brasil fecharam em alta ontem. O índice de ações Ibovespa, referência na bolsa de valores brasileira, chegou a novo recorde histórico, acima de 134 mil pontos.