Abertura de mercado: o que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira

Investing.com

Publicado 26.01.2022 09:27

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - Mais detalhes sobre a inflação foram divulgados hoje cedo, com a divulgação do IPCA-15 de janeiro, que veio em 0,58%, acima das expectativas do mercado de 0,43%. As estimativas já levavam em conta que a inflação estaria pressionada pela alta nos preços das commodities , mas uma demanda doméstica mais fraca e uma política monetária global mais restritiva devem ajudar a reduzir a inflação ao longo do ano.

Às 09h27, o Ibovespa Futuro subia 1,09%, enquanto o dólar futuro recuava 0,22%, a R$ 5,4395.

Nos EUA, os futuros da Nasdaq 100 ganhavam 1,84%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones subiam 1,31% e 0,96%, respectivamente.

O Brasil registrou nesta terça-feira 183.722 novos casos de contaminações pelo coronavírus , elevando o número total de infecções confirmadas no país a 24.311.317, informou o Ministério da Saúde. Foram contabilizadas 487 novas mortes por Covid-19, o que levou o total de vítimas fatais da doença no país a 623.843, disse o ministério.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou a abertura do processo de entrada do Brasil no grupo. O processo deve levar entre três e quatro anos, mas o país já utiliza 103 dos 251 instrumentos normativos da organização, o que adianta os trâmites. Outros cinco países também tentam fazer parte do grupo.

Entre as medidas que o Brasil ainda pretende adotar para acelerar a sua entrada na OCDE, está a promessa de zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das operações cambiais até 2029.

Porém, a questão do meio ambiente pode ser um entrave para o processo brasileiro. Para fazer parte da OCDE, todos os países do grupo precisam se comprometer com o crescimento econômico sustentável e inclusivo, além de lutar pela preservação da biodiversidade e combater as mudanças climáticas.

h2 Notícias do dia/h2

IPCA-15 - O IPCA-15 de janeiro apresentou uma alta de 0,58%, segundo dados do IBGE divulgados agora de manhã. O resultado veio levemente acima das expectativas do mercado, que previam uma alta de 0,43%, mas abaixo do resultado prévio de 0,78%. No acumulado anual, o IPCA-15 trouxe uma alta de 10,20%, acima dos 10,04% previstos, mas abaixo dos 10,42% relativos aos dados anteriores.

PIB - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a sua previsão de crescimento do Brasil em 2022 de 1,5% para 0,3%. A estimativa para o mundo também passou de 4,9% para 4,4%.

h2 Agenda do dia/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Jair Bolsonaro - Reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; Reunião com Fábio Faria, Ministro das Comunicações.

Paulo Guedes - Reunião com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade;

h2 Notícias corporativas/h2

Petrobras (SA:PETR4) - A Petrobras pediu ao Cade que arquive investigação aberta para apurar "possível abuso de posição dominante" por parte da petroleira no mercado de combustíveis e questionou a iniciativa do órgão antitruste.

Corsan - A Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento, disse nesta terça-feira, que por decisão do Estado do Rio Grande do Sul, seu controlador, irá postergar sua oferta pública inicial de ações (IPO), segundo fato relevante. O documento não fornece mais detalhes sobre a decisão.

A estatal também divulgou que estima que a sua participação no mercado de diesel cairá para 69% em 2022. Nos últimos cinco anos, essa média variou entre 77% e 84%.

Embraer (SA:EMBR3) - A agência de classificação de risco Fitch elevou a perspectiva do rating da Embraer de 'negativa' para 'estável' na tarde desta terça-feira, citando melhora nos números de endividamento. O rating da companhia em escala global foi reafirmado em BB+.

Carrefour (SA:CRFB3) - A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) recomendou a aprovação da compra do grupo Big pelo Carrefour, desde que a rede de supermercados se desfaça de algumas unidades. Pelo menos 11 lojas estão na lista para a venda, segundo o Valor Econômico.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações