Abertura do mercado: o que esperar da bolsa e do câmbio nesta 5ª-feira

Investing.com

Publicado 26.08.2021 09:37

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - Depois de o Ibovespa fechar a quarta-feira com alta de 0,50%, aos 120.818 pontos, o Ibovespa Futuros abriu em baixa e caía 0,51% perto das 9h34 desta quinta-feora (26), enquanto o dólar subia +0,23%, a R$ 5,2239.

Nos EUA, os futuros do Nasdaq 100 subiam 0,15%, os do Dow Jones, 0,11% e os do S&P 500, 0,22%. O iShares MSCI Brazil ETF (NYSE:EWZ), principal ETF brasileiro negociado no exterior, caía -0,62% no pré-mercado americano.

O Brasil coronavírus , com o total de infecções no país avançando para 20.645.537, acrescentou a pasta.

O mercado reagiu bem ao noticiário político de ontem, com o Ibovespa apresentando forte recuperação e o dólar em queda expressiva. O movimento é impulsionado pelos sinais de apaziguamento da crise política. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que não pautará o pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A ação havia sido protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro, que também pretendia pedir pelo impeachment do ministro Luís Roberto Barroso. Diante da recusa de Pacheco em seguir por esse caminho, a ala política do governo de Bolsonaro recomendou que o presidente deixe de lado esse discurso para aliviar a tensão entre os poderes e evitar uma crise institucional maior.

Outro cenário que favoreceu o mercado ontem foi a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no evento Expert XP, na qual disse que não vai votar propostas que desrespeitem o teto de gastos. A discussão sobre as condições fiscais do país continuaram hoje no evento, às 15h, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nos EUA, os pedidos iniciais por seguro-desemprego da semana passada nos EUA ficaram acima da previsão dos economistas do mercado de 350 mil pedidos, com a solicitação de 353 mil benefícios, contra os 349 mil da semana passada. Já o PIB revisado do 2º trimestre veio abaixo do esperado de 6,7%, a 6,6%.

Notícias do dia/h2

5G - O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu a aprovação para o leilão das frequências de banda larga da tecnologia 5G. A concorrência, considerada a maior da história do Brasil em banda larga, prevê movimentar cerca de 45 bilhões de reais e deve levar a tecnologia a todas as 27 capitais do país até julho de 2022.

Tributação - O ministro Paulo Guedes disse no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo que a intenção é reduzir impostos sempre que a arrecadação subir.

Agenda do dia/h2

Jair Bolsonaro - Reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, Rodrigo Pacheco, Arthur Lira e o ministro Luiz Fux; Reunião com Fernando Azevedo, Ministro de Estado da Defesa, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha, General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica.

Paulo Guedes - Reunião virtual de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais dos BRICS; Reunião do Conselho Monetário Nacional; Reunião com entidades farmacêuticas.

Campos Neto - Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais dos BRICS; Reunião com o Ministro do Meio Ambiente; Reunião do Conselho Monetário Nacional; Reunião com representantes da Shell Brasil Petróleo.

Notícias corporativas/h2

Petrobras (SA:PETR4) - A Petrobras informou que os interessados na compra da Refinaria Abreu e Lima não apresentaram proposta vinculante para o negócio e por isso está realizando os trâmites internos para encerramento do processo de venda.

Nubank - O banco digital Nubank está buscando uma avaliação em sua planejada oferta inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos que o colocaria acima dos 55,4 bilhões de dólares do Itaú Unibanco, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

Santander (SA:SANB11)- O Santander Brasil (SA:SANB11) elevou as suas parcerias com varejistas de 9 para 15, para tentar acelerar sua carteira de financiamento ao consumo, no momento em que o país começa a sair da recessão provocada pela pandemia.

CSN (SA:CSNA3) - O grupo Holcim, antiga LafargeHolcim, deverá definir nesta sexta-feira as duas melhores propostas de compra de seus ativos no Brasil. Segundo o jornal Valor, a CSN Cimentos e a Polimix, dona da Mizu, estão entre as favoritas para levar o negócio. Ambas têm interesse em ficar com a totalidade, ou a maior parte, das operações para ampliar seus negócios no setor.

Mercado Livre (NASDAQ:MELI) - A Procuradoria Federal Especializada (PFE) da Anatel disse que o Mercado Livre, e outras empresas do setor, devem ser responsabilizadas administrativamente caso comercializem produtos piratas de telefonia. A PFE cita a empresa, especificamente, e levanta a possibilidade de fiscalização em centros de distribuição para apreender mercadorias piratas.

Enauta (SA:ENAT3) - A petroleira Enauta informou nesta quinta-feira que assinou um memorando de entendimento com a malaia Yinson Holdings Berhad para a negociação direta e exclusiva dos contratos de fornecimento do FPSO para o sistema definitivo do campo de Atlanta, na Bacia de Santos.

Coty - A norte-americana Coty pediu autorização para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de suas operações no Brasil para apoiar o crescimento da fabricante de cosméticos no país. O Bank of America, Itaú BBA e Santander Brasil serão os coordenadores do IPO, que contempla ofertas primária e secundária.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações