Ação da Braskem (BRKM5) em queda com possível desapropriação e CPI

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 11.12.2023 15:49

Investing.com – As ações da Braskem (BVMF:BRKM5) recuavam forte nesta segunda-feira, 11, após o governo de Alagoas entrar na Justiça para desapropriar área atingida por mina da empresa e na expectativa de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a crise envolvendo a companhia. Às 15h44 (de Brasília), as ações PNA perdiam 4,54%, a R$16,83.

Nesta segunda, o governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), afirmou que o governo estadual entrou com uma ação na Justiça visando a desapropriação da área que foi afetada pelo afundamento da mina 18 da Braskem, localizada no município de Maceió. A intenção é construir um parque estadual na região. "Esse patrimônio tem que voltar para as pessoas, esse patrimônio tem que voltar para a prefeitura de Maceió, para o povo do Estado de Alagoas, e o que a Braskem tem que fazer é indenizar e reparar todo esse dano causado pela empresa”, destacou o governador.

Ainda nesta manhã, a Braskem divulgou fato relevante em que apontou que câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú ontem, no trecho sobre a cavidade, com avanço do nível da água e potencial colapso. Segundo a petroquímica, a área já estava isolada.

“A companhia segue mobilizada e monitorando a situação de forma ininterrupta com as autoridades competentes e manterá o mercado informado sobre qualquer desdobramento relevante sobre o assunto”, informou a Braskem.

Além disso, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor de requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relacionada a essa crise, disse que a instalação da CPI foi convocada para terça-feira. O objetivo é verificar a responsabilidade da Braskem nas reparações e sobre a situação do afundamento do solo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações