Ação da StoneCo chega a desabar 10% em NY após prejuízo no 2º tri com problemas em crédito

Reuters

Publicado 31.08.2021 12:28

(Reuters) - As ações da StoneCo (NASDAQ:STNE) (SA:STOC31) chegaram a cair mais de 10% nesta terça-feira, após a empresa de meios de pagamentos reportar prejuízo no segundo trimestre, com uma provisão extra, admitindo ter sido surpreendida com falhas em seu negócio de crédito.

A companhia divulgou na noite da véspera que teve prejuízo ajustado de 150,5 milhões de reais no período, ante lucro de 150,3 milhões um ano antes, enquanto apurou uma baixa de 397,2 milhões de reais ligados a ajustes no valor estimado de crédito a receber.

A StoneCo disse que parou temporariamente de originar novos empréstimos, o que, de acordo com análise do BTG Pactual (SA:BPAC11) deve continuar, provocando receitas de crédito quase nulas neste terceiro trimestre.

Com visão de que a StoneCo pode levar mais 3 a 6 meses antes de retomar as operações de empréstimo, os analistas do BTG cortaram as estimativas ligadas a operação de crédito de forma significativa, bem como projeções de lucro de 2021 a 2023.

A recomendação de 'compra' para as ações foi mantida, mas o preço-alvo foi reduzido de 95 para 75 dólares.

O mesmo movimento foi adotado pelo Bank of America, que cortou o preço-alvo dos papéis de 91 para 59 dólares.

Por volta de 11:30, a ação da StoneCo caía 2,79%, a 48,12 dólares, após ter recuado a 44,50 dólares no pior momento(-10,1%), menor cotação intradia desde julho do ano passado.

Analistas do Itaú BBA também afirmaram que os resultados foram muito piores do que esperavam, dado o impacto dos ajustes no produto de crédito.

"Acreditamos que os desafios atuais enfrentados pela empresa podem levantar questões sobre o potencial e o ritmo de crescimento da solução de crédito, um produto que vemos como a chave para a tese da empresa e para o valor justo da ação."

O Itaú BBA reconheceu que o resultado pressiona suas estimativas de forma significa, mas decidiu manter as projeções para a empresa por ora. Os analistas querem entender as perspectivas de crescimento da carteira de crédito e o potencial de rentabilidade, além dos efeitos de curto prazo da mudança na metodologia de contabilização do produto.

O Itaú BBA tem recomendação 'outperform' para StoneCo, com preço-alvo de 95 dólares.

(Por Paula Arend Laier)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações