Acha que setembro foi ruim para as ações? “Outubrofobia” pode ser ainda pior

Investing.com

Publicado 23.09.2022 11:18

Atualizado 23.09.2022 13:52

Pela equipe do Investing.com

Embora setembro esteja sendo um mês brutal para as ações, é em outubro que ocorreram os mais famosos crashes de mercado, alerta a Stock Trader’s Almanac.

A Almanac destacou as quedas do mercado de ações de outubro de 1929, a famosa "Segunda-feira Negra" em 19 de outubro de 1987, a queda de 554 pontos do DJIA em 27 de outubro de 1997, “carnificinas” consecutivas em 1978 e 1979, sexta-feira 13 em 1989, e a queda de 733 pontos do DJIA em 15 de outubro de 2008. Além disso, durante a semana que terminou em 10 de outubro de 2008, o Dow cedeu 1.874,19 pontos (18,2%), o pior declínio semanal, em termos percentuais, de acordo com o banco de dados da empresa desde 1901.

“O termo ‘outubrofobia' é usado para descrever o fenômeno que envolveu grandes quedas de mercado durante o mês, afirmou a Stock Trader ‘s Almanac. “As calamidades de mercado podem se tornar uma profecia autorrealizável, portanto é bom ter muito cuidado”.

Embora o mês seja conhecido por histórias obscuras para o mercado acionário, o histórico geral do mês de outubro é positivo, de acordo com a história. Nos últimos 21 anos, todo o mês de outubro registrou sólidos ganhos de mercado, ficando em 3º lugar para o DJIA, S&P 500 e {14958|Nasdaq}}, ressalta a Almanac.

“Outubro tem sido um mês de virada", complementa a Almanac. "Doze ‘bear markets’ pós-Segunda Guerra Mundial terminaram em outubro: 1946, 1957, 1960, 1962, 1966, 1974, 1987, 1990, 1998, 2001, 2002 e 2011 (S&P 500 caiu 19,4%). Em oito desses anos se formaram fundos de médio prazo”.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações