Acionista relevante da Toshiba se opõe a plano de cisão e pressiona conselho por ofertas

Reuters

Publicado 24.11.2021 10:36

Por Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O segundo maior acionista da Toshiba Corp. (T:6502) se opôs nesta quarta-feira ao plano do conglomerado japonês de se dividir em três empresas e pediu que, em vez disso, solicitasse ofertas de compradores em potencial.

O fundo de hedge 3D Investment Partners, que possui mais de 7% da Toshiba, expôs suas objeções em uma carta de três páginas ao conselho de administração da empresa, tornando-se o primeiro grande acionista a se opor formalmente ao plano de cisão definido neste mês.

A carta, vista pela Reuters, destaca o desconforto dos acionistas com a proposta da Toshiba e levanta a possibilidade de que a separação pode ter dificuldades para ser aprovada em uma reunião de acionistas no início do próximo ano.

Um porta-voz da Toshiba disse que a empresa não comenta sobre discussões individuais com acionistas. O 3D não quis comentar.

A divisão proposta é "extremamente improvável" de resolver qualquer um dos problemas atuais da Toshiba e "ao invés disso, é muito provável que crie três empresas de baixo desempenho à imagem da Toshiba de hoje", disse o 3D, com sede em Cingapura.

Alguns outros acionistas de fundos de hedge também disseram à Reuters, sob condição de anonimato, que estavam desapontados pela recusa da Toshiba de fechar o capital.

Em sua carta, o 3D disse que a Toshiba deveria "abrir um processo formal, desenvolver um plano atraente para cada um dos negócios, fornecer materiais detalhados de diligence e reuniões de gerenciamento para as partes financeiras e estratégicas interessadas, encorajar e permitir propostas ampliadas dessas partes e avaliar o melhor caminho a seguir ".

No entanto, a carta, que também foi endereçada ao comitê de revisão, criticou o grupo pelo que considerou uma falha em pedir propostas para a venda da Toshiba, ou a alienação parcial de alguns de seus negócios.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações