Ações - Europa em queda; Preocupações com vírus, dados alemães e Credit Suisse pesam

Investing.com

Publicado 07.02.2020 05:46

Atualizado 07.02.2020 09:00

Investing.com - Os mercados de ações europeus caíam nesta sexta-feira, em meio à cautela com o crescimento do surto de coronavírus e os danos econômicos associados. Os fracos desempenhos alemão e francês e perdas no Credit Suisse (SEIS:CSGN) após a saída do CEO também pesaram.

Às 5h50, o índice FTSE do Reino Unido estava sendo negociando em queda de 15 pontos, ou 0,2%, o DAX caía 43 pontos, ou 0,3%, enquanto o CAC 40 da França se superou, subindo 5 pontos, ou 0,1%. O Euro Stoxx 50 index, que mede o movimento das ações blue chip na zona do euro, caiu 2 pontos, ou 0,1%.

Em relação a notícias econômicas, a produção industrial alemã caiu 3,5% em dezembro, maior queda em mais de uma década, destacando a fraqueza do setor industrial que está puxando para baixo o crescimento geral da maior economia da Europa.

Mais cedo na sexta-feira, o número de mortos pelo coronavírus na China chegou a 636, com 31.000 casos, levando a Organização Mundial da Saúde a alertar que era "muito cedo" para declarar um pico na propagação da nova doença.

Havia também sinais concretos da impacto nas economias da região. A balança comercial da China caiu para um superávit de US $ 39,16 bilhões em janeiro, ante US $ 46,79 bilhões no mês anterior, com as importações caindo 1,5% na comparação ano a ano.

Além disso, o DBS, maior banco de Cingapura, diminuiu na sexta-feira sua previsão para a taxa de crescimento da cidade-estado em 2020 de 1,4% para 0,9%, enquanto o banco central da Austrália disse que o vírus poderia reduzir 0,2 ponto percentual do crescimento econômico do país no trimestre atual.

Voltando à Europa, em relação a notícias corporativas, as ações do Credit Suisse (SIX:CSGN) caíam 3,5% depois que o gigante bancário suíço anunciou que havia aceitado a renúncia do CEO Tidjane Thiam após um escândalo de espionagem. Ele será substituído por Thomas Gottstein, chefe dos negócios suíços do banco.

As ações da Burberry (LON:BRBY) caíam mais de 1% depois que a grife alertou que o surto de coronavírus resultou em um “efeito negativo palpável” na demanda de luxo no mercado chinês.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Fiat Chrysler (MI:FCHA) caiu quase 2% depois que a montadora, uma das maiores da Europa, disse que poderia ser forçada a interromper a produção em uma das quatro fábricas europeias se o fornecimento de peças da China continuasse a ser afetado.

Por outro lado, a L'Oreal (PA:OREP) subia 3,6% depois que a empresa francesa de cuidados pessoais ainda esperava superar os rivais em 2020, apesar da crise de coronavírus ter atingido a curto prazo seus negócios asiáticos.

E tanto a Nokia (HE:NOKIA) quanto a Ericsson (BS:ERICAs) registraram ganhos saudáveis, 4,6% e 4,3%, respectivamente, depois que o procurador-geral dos EUA, William Barr, sugeriu que o país deveria considerar assumir uma participação de controle nas duas empresas para competir contra a gigante chinesa Huawei na construção de redes 5G.

A principal divulgação de dados na sexta-feira foi o relatório mensal de emprego do Departamento do Trabalho dos EUA, às 10h30, que mostrou que as folhas de pagamento não-agrícolas aumentaram em 250.000 empregos em janeiro.

Enquanto isso, o petróleo foi negociado com cautela na sexta-feira, com os participantes do mercado ainda esperando alguma forma de resposta da coalizão liderada pela OPEP em relação a novos cortes na produção.

Às 5h50, os contratos futuros de petróleo bruto dos EUA foram negociados a US$ 50,95, enquanto o contrato de referência internacional Brent subia 0,1%, para US$ 55,00.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações