Ações - Mercados europeus abrem em baixa com peso de preocupações com EUA

Investing.com

Publicado 15.12.2017 06:35

Bolsa de valores de Frankfurt

Investing.com - Mercados europeus abriram em baixa nesta sexta-feira, já que novas preocupações com os planos de reforma tributária nos EUA baixavam os ânimos do mercado enquanto investidores assimilavam a mais recente decisão de política monetária do Banco Central Europeu.

O EURO STOXX 50 recuava 0,22%, o CAC 40 da França caía 0,11%, enquanto o DAX 30 da Alemanha tinha perdas de 0,18% às 06h30.

O nervosismo apareceu nos mercados após senadores norte-americanos do Partido Republicano buscarem, na quinta-feira, mudanças na proposta de projeto de lei de reforma tributária dos EUA.

O projeto precisa de maioria simples para ser aprovado no Senado e os republicanos possuem apenas 52 dos 100 assentos.

Também na quinta-feira, o Banco Central Europeu manteve a política monetária como estava na quinta-feira e revisou para cima suas projeções de crescimento e inflação, mas acrescentou que a inflação de base permanece moderada.

Papéis do setor financeiro estavam desiguais, com os bancos franceses BNP Paribas (PA:BNPP) e Société Générale (PA:SOGN) caindo 0,27% e 0,47%, ao passo que, na Alemanha, o Deutsche Bank (DE:DBKGn) recuava 0,49% e o Commerzbank (DE:CBKG) avançava 0,20%.

Entre os bancos periféricos, os italianos Intesa Sanpaolo (MI:ISP) e Unicredit (MI:CRDI) recuavam 0,78% e 0,85%, respectivamente, ao passo que os espanhóis BBVA (MC:BBVA) e Banco Santander (MC:SAN) tinham alta de 0,06% e 0,66%.

Além disso, ações da Hennes & Mauritz AB (ST:HMb) caíam 12,73%. Nesta sexta-feira, a varejista sueca afirmou que irá fechar mais lojas após divulgar sua maior queda nas vendas trimestrais em pelo menos uma década, já que menos consumidores visitaram lojas da H&M.

Em Londres, o FTSE 100 recuava 0,09%, sentindo o peso da Dixons Carphone (LON:DC), cujas ações caíam 1,79%. Na quarta-feira, a empresa divulgou uma queda de 60% nos lucros do primeiro semestre.

Papéis do setor financeiro também estavam em baixa, com Lloyds Banking (LON:LLOY) caindo 0,06%, Royal Bank of Scotland (LON:RBS) recuando 0,40%, HSBC Holdings (LON:HSBA) em baixa de 0,79% e Barclays (LON:BARC) com queda de 0,96%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, ações de empresas do setor de mineração estavam em alta no índice muito relacionado a commodities. Ações da Anglo American (LON:AAL) subiam 0,29%, da Antofagasta (LON:ANTO) tinham ganhos de 0,71% e da Glencore (LON:GLEN) avançavam 1,15%.

Participantes do mercado também assimilavam o fato de que o Banco da Inglaterra deixou as taxas de juros inalteradas na quinta-feira e afirmou que tem havido "progresso" nas negociações do Brexit entre o Reino Unido e Bruxelas.

Nos EUA, o mercado de capitais apontava para uma abertura em alta. Os futuros do Dow Jones Industrial Average indicavam um aumento de 0,15%, os futuros do S&P 500 sinalizavam ganho de 0,15%, ao passo que os futuros do Nasdaq 100 indicavam aumento de 0,20%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações