Ações brasileiras: Há oportunidades ou o risco é alto demais?

Investing.com

Publicado 21.10.2021 19:04

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - Em um momento de incertezas crescentes nos âmbitos político e fiscal, especialistas se dividem quando o assunto é aproveitar oportunidades na bolsa de valores brasileira. Ainda que muitas ações se encontrem descontadas, há quem acredite que a falta de visibilidade no cenário macroeconômico torne o risco alto demais.

Em conferência organizada pelo BTG Pactual, Leonardo Linhares, membro do comitê executivo da SPX Capital, Márcio Roberto Correia, sócio da JGP, e Paolo di Sora, CIO, sócio e fundador da RPS Capital, discutiram o tema.

Paolo di Sora foi categórico ao afirmar que segue desanimado com a bolsa de valores brasileira e que, ao olhar para o patamar dos juros, não acredita que as ações estejam baratas, ainda que alguns setores estejam sim descontados.

Leonardo Linhares compartilha o pessimismo de di Sora e defende cautela: “Não tem nenhum problema deixar o dinheiro em caixa esperando uma oportunidade” defende.

Márcio Roberto Correia é um pouco mais otimista em relação às ações, separando o cenário macro do micro. “Quando eu olho para o macro fico negativo. Mas, ao olhar o micro, eu não tenho dúvida nenhuma que as ações estão muito atrativas”, diz. “Vejo empresas de excelente qualidade com business models robustos que caíram e estão descontadas.”

Entre os setores que apresentam oportunidades, Correia menciona commodities e bancos.

ANÁLISE - Investimentos: Você Está Ganhando ou Perdendo Dinheiro Este Ano?

“Vejo algumas ações ligadas a commodities muito baratas, mas há muita dúvida sobre o que está acontecendo no curto prazo na China”, diz di Sora, destacando o risco adicional da Petrobras (SA:PETR4), estatal, diante das eleições presidenciais de 2022.

Também em relação aos bancos di Sora vê riscos importantes, sobretudo a incerteza do modelo de negócios do sistema financeiro no longo prazo.

Finalmente, di Sora destaca também as small caps entre as ações descontadas, “mas em momentos de crise esse é um movimento natural, porque há uma busca por liquidez. Na hora da crise você quer ter uma porta de saída”, explica.

Para além desses três setores, di Sora avalia que o desconto nas empresas domésticas líderes em seus setores tem ocorrido em linha com as demais variáveis macroeconômicas, de modo que não haveria uma grande assimetria.

E o cenário, na sua visão, não deve melhorar: “Acho que não vai ter uma solução dos grandes problemas até o fim da eleição do ano que vem, então eu continuo cauteloso”, pontua. Linhares completa: “Se não resolvermos as incertezas, e provavelmente não iremos resolver neste ano, isso vai se perpetuar. Então, olhando a relação risco e retorno, é preciso ser cauteloso.”

Para estar posicionado em bolsa de valores nesse momento, di Sora defende que o investidor evite small caps, devido à baixa liquidez, e aposte em negócios básicos e defensivos, considerando a deterioração da renda da população brasileira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações