Ações da Alphabet despencam 8% após resposta imprecisa de chatbot Bard

Reuters

Publicado 08.02.2023 15:59

Por Martin Coulter

LONDRES (Reuters) - As ações da Alphabet (NASDAQ:GOOGL), controladora do Google, perderam mais de 100 bilhões de dólares em valor de mercado nesta quarta-feira, depois que o anúncio de seu chatbot de inteligência artificial Bard mostrou informações imprecisas e à medida que analistas buscam mais informações sobre como a empresa responderá ao ChatGPT, da Microsoft (NASDAQ:MSFT).

A Reuters foi a primeira a apontar o erro no anúncio do Google, que estreou na segunda-feira. A peça mostra uma resposta de Brad a uma pergunta sobre qual foi o primeiro satélite a tirar fotos de um planeta fora do nosso sistema solar.

Às 15h35 (horário de Brasília), as ações da Alphabet caíam 8,03% e eram uma das mais negociadas nas bolsas dos Estados Unidos.

"Esse é um contratempo e eles estão punindo severamente as ações por isso, o que é justificado, porque, obviamente, todo mundo está muito animado para ver o que o Google fará", disse Dennis Dick, fundador e analista de estrutura de mercado na Triple D Trading, observando os movimentos recentes da rival Microsoft.

A gigante da tecnologia postou um pequeno vídeo GIF do Bard em ação via Twitter, no qual descreve o chatbot como uma "plataforma para curiosidade" que ajudará a simplificar tópicos complexos.

No anúncio, Bard recebe a pergunta: "Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) posso contar ao meu filho de 9 anos?"

Bard dá várias respostas, incluindo uma sugerindo que o telescópio foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra (os chamados de exoplanetas). Isso é impreciso.

As primeiras fotos de exoplanetas foram tiradas pelo Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory, em 2004, conforme confirmado pela Nasa.

O erro foi detectado horas antes do Google organizar um evento de lançamento para o Bard em Paris, no qual o executivo sênior Prabhakar Raghavan prometeu que a tecnologia pode ser usada para interação com as informações de novas maneiras.

Raghavan apresentou Bard nesta quarta-feira como o futuro da empresa e disse aos membros da plateia que, ao usar inteligência artificial generativa, "o único limite para a pesquisa será sua imaginação".