Ações da Apple podem ser “massacradas” se Buffett continuar vendendo

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 07.03.2024 12:08

Investing.com - A gigante da tecnologia Apple (NASDAQ:AAPL) registrou uma queda em suas ações nos primeiros dois meses do ano, com uma redução de quase 10% desde o início de 2024, negociando agora abaixo de US$170 por ação.

Esse declínio contrasta com o boom da inteligência artificial (IA), que impulsionou os papéis de outras empresas do setor, como Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Nvidia (NASDAQ:NVDA).

Contudo, analistas alertam para um cenário ainda mais desafiador para a Apple, atualmente a segunda empresa mais valiosa do mundo.

Segundo Jordan Klein, analista da Mizuho (TYO:8411), as ações da Apple podem ser "massacradas", caso a Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), conglomerado financeiro de Warren Buffett, decida reduzir ainda mais sua participação.

Klein indica que a venda de cerca de 1% das ações da Apple pela Berkshire Hathaway no último trimestre de 2023, conforme revelado em documentos à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), pode ser apenas o início.

O analista especula que Buffett pode estar vendendo mais ações, dada a situação preocupante de uma de suas principais posições. Caso isso se confirme e se torne público, poderá resultar em um cenário catastrófico para a Apple.

"Buffett está ciente de que, assim que o formulário 13F revelar suas vendas, as ações da Apple tendem a desabar, provocando uma corrida dos investidores de varejo para se desfazerem de suas posições", destaca Klein.

Em janeiro, a Apple cedeu o título de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft, que alcançou uma capitalização de mercado de 3 trilhões de dólares, enquanto a Apple permanece com 2,6 trilhões de dólares.

Além disso, algumas casas de análise rebaixaram a recomendação das ações da Apple para "venda" no mesmo mês, citando preocupações com a demanda por iPhones, particularmente na China. A empresa reportou uma queda de 13% nas vendas líquidas na China no trimestre encerrado em 30 de dezembro, e um relatório recente da Counterpoint Research indica que a tendência persiste em 2024, com uma redução de 24% nas vendas de iPhones na China nas primeiras seis semanas do ano.

Por fim, a Apple foi excluída da "Lista de Convicções" do Goldman Sachs (NYSE:GS), que enumera as principais recomendações de ações do banco.

***
Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações da Apple e das 7 Magníficas?

Acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações