Ações da Baidu caem após decepção com chatbot desenvolvido pela empresa

Reuters

Publicado 16.03.2023 10:48

Por Eduardo Baptista e Josh Ye

PEQUIM/HONG KONG (Reuters) - A empresa de tecnologia chinesa Baidu (NASDAQ:BIDU) revelou nesta quinta-feira seu tão esperado chatbot baseado em inteligência artificial, conhecido como Ernie Bot, mas decepcionou os investidores com o uso de vídeos pré-gravados e a falta de um lançamento público, fazendo com que suas ações despencassem.

Ao contrário do ChatGPT, o rival mais famoso lançado em novembro passado como um chatbot gratuito para o público, a Baidu limitou a apresentação a breves vídeos que mostravam Ernie realizando cálculos matemáticos, falando em dialetos chineses e gerando um vídeo e uma imagem com prompts de texto.

O programa só estará disponível para teste a um grupo inicial de usuários com códigos de convite a partir de quinta-feira, enquanto as empresas podem solicitar a incorporação do bot em seus produtos por meio da plataforma de nuvem da empresa.

As ações da Baidu em Hong Kong caíram até 10% e fecharam em queda de 6,4%, perdendo mais de 3 bilhões de dólares em avaliação de mercado.

Durante a apresentação na sede da Baidu em Pequim, que também foi transmitida ao vivo em nove plataformas, o presidente-executivo, Robin Li, alertou que não era perfeito. "Então, por que estamos revelando isso hoje? Porque o mercado exige isso", disse.

O Baidu não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a queda das ações, mas após a apresentação publicou um comunicado dizendo que mais de 30 mil usuários corporativos se inscreveram para testar a API da edição voltada para negócios do Ernie Bot e que o tráfego no site em nuvem do Baidu disparou.

Li acenou com a cabeça para o GPT-4 durante seu discurso, dizendo que o surpreendeu com sua capacidade de resumir informações, mas alertou contra interpretar pelas lentes da geopolítica.

"O Ernie Bot não é uma ferramenta de confronto entre a China e os Estados Unidos", disse. Até o momento, 650 empresas disseram que se juntarão ao ecossistema Ernie, acrescentou.

(Por Eduardo Baptista; reportagem adicional de Josh Ye e Jason Xue)

 

REUTERS BC PF

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações