Ações da China sobem enquanto investidores aguardam sinais sobre estímulo

Reuters

Publicado 17.08.2023 08:01

Por Georgina Lee

HONG KONG (Reuters) - As ações da China tiveram pequenos ganhos e o mercado de Hong Kong reduziu as perdas iniciais para terminar estáveis ​​nesta quinta-feira, enquanto os investidores aguardam medidas de estímulo de Pequim para impulsionar a recuperação econômica do país.

Mas os ganhos foram limitados por preocupações com o aprofundamento da crise imobiliária e com possíveis repercussões dos problemas de pagamento de produtos vinculados ao sistema bancário paralelo, disseram analistas.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 0,33%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,43%.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve variação negativa de 0,01%, recuperando-se de perdas de mais de 2% durante a sessão.

O gabinete da China disse na quarta-feira que continuará a ampliar o espaço para medidas buscando expandir o consumo e fortalecer a coordenação política para atingir a meta econômica deste ano.

Analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) disseram em relatório nesta semana que mais movimentos de flexibilização são esperadas nos próximos meses, com uma combinação de medidas monetárias, fiscais, habitacionais e de consumo.

Ainda assim, "pesando no sentimento está a crise da dívida enfrentada pelo setor imobiliário e pelo setor (de trusts) do país", disse Kenny Ng, estrategista da China Everbright Securities International.

O Zhongzhi Enterprise Group disse aos investidores que está enfrentando uma crise de liquidez e conduzirá a reestruturação da dívida, informou a Reuters, conforme o gerente de ativos chinês luta com uma desaceleração cada vez maior do mercado imobiliário.

Isso ocorreu depois que a Zhongrong International Trust, que tem considerável exposição imobiliária e é uma empresa de investimentos controlada pela Zhongzhi, deixou recentemente de fazer pagamentos de alguns produtos de investimento, alimentando temores de contágio.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,44%, a 31.626 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,01%, a 18.326 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,43%, a 3.163 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,33%, a 3.831 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,23%, a 2.519 pontos.