Ações da Meta saltam com 1º plano de dividendos após "ano da eficiência"

Reuters

Publicado 02.02.2024 10:25

(Reuters) - As ações da Meta subiam 17% nas negociações pré-mercado nesta sexta-feira depois que a companhia dona do Facebook (NASDAQ:META) anunciou o primeiro plano de dividendos da empresa, impulsionado por resultados robustos.

A alguns dias antes do 20º aniversário do Facebook, a Meta anunciou plano adicional de recompra de 50 bilhões de dólares em ações e disse que seu dividendo trimestral será de 0,50 dólar por ação.

O novo plano de dividendos também significa um pagamento elevado para o presidente-executivo, Mark Zuckerberg, que possui cerca de 350 milhões de ações Classe A e Classe B da Meta. O cofundador do Facebook poderá receber cerca de 175 milhões de dólares a cada trimestre.

"A devolução de dinheiro aos acionistas é uma medida ousada e bem vista. O volume de caixa livre que circula pela empresa significa que ela é mais do que capaz de arcar com isso e ajuda a pagar os investidores por sua paciência", disse Sophie Lund-Yates, analista-chefe de ações da Hargreaves (LON:HRGV) Lansdown.

Na quinta-feira, a Meta destacou fortes vendas de anúncios e recuperação no crescimento de usuários durante o quarto trimestre e a gigante da mídia social também previu receita para o trimestre atual acima das estimativas dos analistas.

A empresa trabalhou no ano passado para manter os custos baixos e dispensou mais de 21 mil funcionários desde o final de 2022, com Zuckerberg chamando 2023 de "ano da eficiência".

As ações da Meta são negociadas a 21,29 vezes o lucro esperado, em comparação com um  múltiplo de 83,85 para a rival de mídia social Snap, 20,38 para a Alphabet (NASDAQ:GOOGL), 40,51 para a Amazon (NASDAQ:AMZN) e 31,57 para a Microsoft (NASDAQ:MSFT), de acordo com dados da LSEG.

A Meta é a quarta das chamadas ações "Magnificent Seven" a pagar dividendos, com seu rendimento de 0,51% igual ao da Apple (NASDAQ:AAPL).

A Meta pode elevar seu valor de mercado em 171 bilhões de dólares, com base no preço das ações no pré-mercado desta sexta-feira, de 461,30 dólares.

(Por Aishwarya Venugopal e Samrhitha Arunasalam)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações