Ações da Microsoft sobem após OpenAI anunciar retorno de Altman

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 22.11.2023 12:11

Investing.com – As ações da Microsoft (NASDAQ:MSFT) registravam alta antes da abertura do pregão desta quarta-feira, 22, em Nova York, com a notícia de que Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, voltará ao comando da startup de inteligência artificial investida pela gigante da tecnologia.

A reviravolta surpreendente encerrou um capítulo dramático de uma disputa interna que durou dias e levantou dúvidas sobre o futuro da desenvolvedora do popular chatbot de IA, ChatGPT.

Em um post na rede social X, a OpenAI anunciou que Altman, visto por muitos como um dos líderes no debate global sobre o uso da IA, seria reintegrado. Greg Brockman, cofundador que pediu demissão após o afastamento de Altman na sexta-feira passada, também voltará.

Segundo um “acordo de princípio”, a OpenAI informou que Altman ficará sob a supervisão de um novo conselho de administração que terá o ex-co-CEO da Salesforce (NYSE:CRM), Bret Taylor, e o ex-secretário do Tesouro americano, Larry Summers. Adam D’Angelo, atual membro do conselho e CEO do serviço de perguntas e respostas Quora, também continuará.

Antes da reintegração de Altman, o antigo conselho de quatro pessoas enfrentou forte resistência de funcionários e investidores. Relatos indicam que a maioria dos funcionários assinou uma carta ameaçando ir para a Microsoft com Altman se ele não fosse reintegrado, enquanto alguns investidores cogitaram ações legais contra o conselho.

Altman afirmou que, com o apoio do conselho reformado, ele estava animado para voltar à OpenAI e construir sobre “nossa forte parceria com a Microsoft”. O grupo de tecnologia sediado em Redmond, Washington, tem uma grande fatia minoritária na OpenAI.

“Para a Microsoft, isso termina como um final feliz de conto de fadas, já que a OpenAI sairá mais forte em termos de inovação e governança e a […] relação será ainda mais firme, pois [a Microsoft e o CEO Satya] Nadella [foram] a base no apoio a Altman e OpenAI”, disseram analistas da Wedbush em uma nota aos clientes. “O mercado está aliviado que isso agora acabou.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações