Ações da Neoenergia caem com anúncio de pagamento de royalties à controladora

Reuters

Publicado 30.12.2021 16:08

Por Leticia Augusto

SÃO PAULO (Reuters) - O acordo de pagamento de royalties anunciado pela Neoenergia (SA:NEOE3) à sua controladora Iberdrola (MC:IBE) desagradou o mercado, que penaliza as ações da elétrica na B3 (SA:B3SA3) nesta quinta-feira. O papel caía 4,92% às 14:33 (horário de Brasília), cotado a 16,22 reais.

O grupo de energia informou ao mercado na quarta-feira sobre a celebração de um contrato de licença de uso de marca com a Iberdrola.

Segundo o comunicado, a cada exercício social será pago à controladora uma contraprestação correspondente a 0,9% da receita operacional líquida ajustada de cada uma das licenciadas, deduzidos os custos com compra de energia e combustível e os custos de construção.

A quantia pode ficar em torno de 150 milhões de reais por ano, segundo cálculos do Credit Suisse (SIX:CSGN). Em comentário distribuído a clientes, o banco avaliou que o acordo é negativo e pode aumentar a percepção de risco do mercado em relação à elétrica.

André Sampaio, analista de Utilites do Santander (SA:SANB11), lembra que as companhias já têm contratos vigentes de partes relacionadas que totalizam cerca 130 milhões de reais por ano.

"Embora saudemos os potenciais ganhos fiscais e o impacto positivo da nova estrutura a valor presente líquido, continuamos a acreditar que o pagamento de royalties é injustificado e negativo para as métricas ESG", escreveu Sampaio, em relatório.

De acordo com a Neoenergia, a licença para uso da marca Iberdrola trará uma série de benefícios para os seus negócios e acionistas.