Ações de empresas de IA caem após investidor alegar problema contábil na C3.ai

Reuters

Publicado 05.04.2023 16:18

(Reuters) - As ações de empresas de inteligência artificial (IA) recuavam nesta quarta-feira depois que um investidor com posições vendidas (short seller) alegou problemas contábeis na C3.ai (NYSE:AI), diminuindo o interesse dos investidores no grupo de pequenas empresas que superaram amplamente o mercado este ano.

Por volta de 16h (horário de Brasília), os papéis da C3.ai afundava mais de 17%. A empresa de segurança Guardforce AI (NASDAQ:GFAI) despencavam quase 28%, enquanto a empresa de análise de dados BigBear.ai perdiam cerca de 23% e a empresa de inteligência de conversação SoundHound AI (NASDAQ:SOUN) caía mais de 12%.

A Kerrisdale Capital disse que a C3.ai tem "sérios problemas contábeis e de divulgação" em uma carta ao seu auditor Deloitte & Touche.

A Kerrisdale havia divulgado sua posição vendida na C3.ai no mês passado e acusou a empresa de "baixa tração de clientes, parcerias de vendas fracassadas e pressões financeiras".

A empresa de inteligência artificial negou as acusações em uma resposta por e-mail à Reuters.

O analista da Canaccord Genuity, Kingsley Crane, disse que não há evidências de qualquer irregularidade real ou fraude no relatório da Kerrisdale, mas ele levanta algumas preocupações e os investidores podem se beneficiar de mais clareza.

"Não é necessariamente um risco sistêmico e não deve afetar outras ações da inteligência artificial no curto prazo. Essas ações são negociadas com entusiasmo."

As ações da C3.ai mais do que dobraram de valor este ano, graças a um aumento do interesse dos investidores em empresas relacionadas à inteligência artificial após o sucesso viral do ChatGPT, comparando com um aumento de 6,8% no índice de referência S&P 500 .

O rali, no entanto, desacelerou nos últimos dias, à medida que aumentam as preocupações com o uso da inteligência artificial e os países se movem para regular suas aplicações.

(Por Tiyashi Datta e Yuvraj Malik)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações