Ações de fabricantes de veículos elétricos da China saltam após incentivos do governo

Investing.com

Publicado 07.07.2022 08:02

Atualizado 07.07.2022 09:15

Por Senad Karaahmetovic

Investing.com - O Ministério do Comércio da China anunciou, na quinta-feira, uma série de novas medidas para impulsionar a demanda de automóveis, incluindo uma possível isenção tributária para veículos elétricos (VEs), além de planos para construir novas estações de recarga e reduzir as taxas de carregamento.

O anúncio faz parte de um comunicado conjunto entre o Ministério do Comércio e dezesseis outros departamentos. As ações de fabricantes automotivas, como Geely Automobile Holdings Ltd (HK:0175) (OTC:GELYY) e Great Wall Motor Company Ltd (HK:2333) (OTC:GWLLY), saltaram 6% e 4%, respectivamente.

Já as ações da NIO Inc (HK:9866) (NYSE:NIO) e Xpeng Inc (HK:9868) (NYSE:XPEV) (XPEV) subiram 2,3% e 3,9%, respectivamente, enquanto a Li Auto Inc (HK:2015)  (NASDAQ:LI) se valorizou 1,3%.

A iniciativa ocorre depois de um período desafiador para o mercado automotivo chinês, o maior do mundo, à medida que o governo reabre Xangai e diversas outras cidades após a imposição de rígidos bloqueios sanitários contra o coronavírus.

No mês passado, as autoridades chinesas reduziram para 5% o imposto para compra de veículos que custem menos de 300.000 iuanes, ou US$ 45.000, e possuam motores de até 2.0 litros.

Além disso, desde 2014, os consumidores que adquirem carros híbridos ou totalmente elétricos não são obrigados a recolher o imposto de compra. O governo inicialmente queria restaurar o tributo, mas esse plano deve ser cancelado, afirmou o ministro.

A decisão de cortar o imposto de compra de automóveis ajudou a impulsionar a recuperação do mercado em junho, com as vendas de carros de passeio disparando 22%, para 1,9 milhão de unidades, no mês passado, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, as vendas de VEs saltaram 130%, para 546.000 de unidades em junho, o que representa quase 30% de todas as vendas automotivas. As vendas da BYD Co Ltd (HK:1211) (OTC:BYDDY), líder no segmento de VEs local, mais do que triplicaram, atingindo 134.000 unidades.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações