Ações de Hong Kong sobem com alívio de temores de contágio bancário, China tem queda

Reuters

Publicado 28.03.2023 07:32

XANGAI (Reuters) - As ações de Hong Kong subiram nesta terça-feira, uma vez que os temores dos investidores de um estresse bancário mais profundo diminuíram depois que o Silicon Valley Bank garantiu um comprador.

As ações chinesas, no entanto, foram pressionadas para baixo pelas empresas de tecnologia da informação.

O Índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 1,11%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,32%, enquanto o índice de Xangai recuou 0,19%.

O banco regional norte-americano First Citizens BancShares adquiriu os ativos do Silicon Valley Bank na segunda-feira, acalmando os temores dos investidores de um estresse mais profundo no setor bancário e provocando alta nas ações dos bancos, enquanto as ações globais também subiam.

Ações financeiras negociadas em Hong Kong subiram 1,4%, com o HSBC Holdings (LON:HSBA) e AIA Group em alta de 1,9% e 1,6%, respectivamente.

O regulador do ciberespaço da China prometeu na terça-feira reprimir comentários maliciosos online que prejudicam a reputação de empresas e empreendedores, em meio a uma campanha oficial para fortalecer o setor privado e estimular o crescimento econômico.

Ações dos setores de computação, equipamentos de comunicação e mídia na China caíram entre 1,6% e 3%, depois que cada um deles saltou mais de 30% este ano em meio a um frenesi alimentado pela revolucionária tecnologia de computação ChatGPT.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,15%, a 27.518 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,11%, a 19.784 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,19%, a 3.245 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,32%, a 3.999 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,07%, a 2.434 pontos.