Ações de petróleo abaladas pela queda do preço da commodity; Ações solares brilham

Investing.com

Publicado 17.06.2022 15:04

Atualizado 17.06.2022 18:36

Por Liz Moyer

Investing.com - As ações do petróleo caíram na sexta-feira, com o preço do petróleo caindo abaixo de US$ 110 o barril.

Petróleo caiu 7% na sexta-feira e caiu cerca de 9% na semana. O setor está sendo pressionado por um medo crescente de que os EUA estejam caminhando para uma recessão devido ao triplo golpe de dados macroeconômicos enfraquecidos, inflação persistente e um plano agressivo de aperto do Federal Reserve.

No Brasil, a Petrobras teve forte recuo devido à queda da commodity combinada com temores de interferência governamental na estatal. O receio ocorreu por declarações do presidente Jair Bolsonaro criticando o reajuste de preços anunciado na quinta-feira, ameaçando instaurar uma CPI sobre o conselho da empresa. O presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL) também reclamou do aumento e teria pressionado para que o presidente da empresa, José Mauro Ferreira Coelho, a renunciar ao posto, o que aceleraria a troca de comando pretendida pelo governo. 

As ações preferenciais da Petrobras (SA:PETR4)fecharam o dia em queda de 6,09%, enquanto as ordinárias recuaram 7,25%. Demais petroleiras nacionais tiveram queda nesta sexta-feira. A Enauta (SA:ENAT3) teve recuo de 6,12%; 3R Petroleum (SA:RRRP3), -9,51%; Petroreconcavo (SA:RECV3), -2,51%; PetroRio  (SA:PRIO3), -8,79%.

Nos Estados Unidos, as ações da Exxon Mobil (SA:EXXO34) (NYSE:XOM) caíram 5,6%, enquanto a Chevron (SA:CHVX34)(NYSE:CVX) caiu 5,9% e a Shell PLC ADR (NYSE:SHEL)(NYSE: SHEL) caiu 4,9%. O governo Biden instou as principais refinarias de petróleo a aumentar sua atividade para produzir mais produtos, como a gasolina, que subiu acima de US$ 5 o galão no varejo. Esse preço persistentemente alto da gasolina está apertando os orçamentos das famílias, e os altos preços do diesel estão tornando as operações mais caras para empresas, fazendas e empresas de construção.

As ações da Diamondback Energy Inc (SA:F1AN34) (NASDAQ:FANG) caíram 9,4%, enquanto as ações da Devon Energy Corp (SA:D1VN34) (NYSE:DVN) caíram 9,7% e da Marathon Oil Corp (SA:M1RO34) (NYSE: MRO) caiu 7,7%.

Por mais que o governo Biden queira que os produtores de petróleo aumentem sua produção para aliviar os preços, o objetivo de longo prazo é levar a economia dos EUA para a energia renovável, uma tendência que está elevando as ações das empresas de energia solar na sexta-feira. As ações da First Solar Inc (SA:FSLR34) (NASDAQ:FSLR) subiram 7,6%, enquanto a SunPower Corporation (NASDAQ:SPWR) subiu 10,8% e a SolarEdge Technologies Inc (NASDAQ:SEDG) ) aumentou 8,6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações