Ações europeias caem após dados fortes dos EUA alimentarem nervosismo com alta de juros

Reuters

Publicado 06.02.2023 14:48

Por Ankika Biswas e Amruta Khandekar

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta segunda-feira, quando temores de que o ciclo global de alta de juros possa persistir por mais tempo do que o esperado pesaram sobre os papéis de tecnologia e imóveis sensíveis aos juros.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,78%, a 457,16 pontos, recuando do maior nível em nove meses atingido na sexta-feira em meio a otimismo com a economia da zona do euro.

Quase todos os índices setoriais ficaram em território negativo, com as ações de imóveis e de tecnologia, que são mais sensíveis aos juros, entre as que sofreram o maior impacto da pressão de venda, com quedas de cerca de 2% cada.

Os papéis de varejistas também recuaram 2,2%.

As preocupações com as elevadas tensões geopolíticas sino-americanas também pesavam sobre o humor dos investidores, com as fabricantes de bens de luxo expostas à China Hermès International, LVMH e Compagnie Financiere Richemont SA em queda de entre 1,8% e 3,8%.

Dados divulgados na sexta-feira que mostraram um forte crescimento do emprego nos EUA e uma recuperação na atividade da indústria de serviços no mês passado reacenderam temores de um período prolongado de juros elevados, dois dias depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, reconheceu a redução da inflação em dia em que o banco central dos EUA elevou os juros em 0,25 ponto percentual.

O Banco Central Europeu adotou um tom relativamente mais agressivo do que seus pares na semana passada, depois de elevar as taxas de juros em 0,50 ponto percentual e sinalizar explicitamente outro incremento.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,82%, a 7.836,71 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,84%, a 15.345,91 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,34%, a 7.137,10 pontos.