Ações europeias caem com temores sobre crescimento antes de reunião do BCE

Reuters

Publicado 08.06.2022 13:57

Por Susan Mathew e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta quarta-feira, com preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico e uma previsão pessimista do Credit Suisse (SA:C1SU34) (SIX:CSGN) pesando sobre os bancos, enquanto investidores se preparavam para as reuniões do Banco Central Europeu (BCE), na quinta, e do Federal Reserve, na próxima semana.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,57%, a 440,37 pontos.

Os bancos caíram 0,9%, depois que o Credit Suisse disse que provavelmente registrará perda em todo o grupo no segundo trimestre, já que a volatilidade afetou seu banco de investimento.

"O que está pesando sobre as ações financeiras são as preocupações com a desaceleração do crescimento econômico. Talvez a confiança do consumidor esteja caindo, os consumidores podem estar menos dispostos a tomar empréstimos extras", disse Susannah Streeter, analista sênior de mercados da Hargreaves Lansdown (LON:HRGV) .

"De muitas maneiras, já havia certa quantidade de fraqueza contabilizada, mas (o anúncio do Credit Suisse) certamente vem como uma nova onda de decepção."

O Credit Suisse chegou a cair mais de 7% no início do pregão antes de reverter drasticamente as perdas para fechar em alta de 3,8%, com operadores citando uma reportagem da Inside Paradeplatz dizendo que a State Street, com sede nos EUA, está planejando uma oferta pública de aquisição para o credor suíço em dificuldades.

Enquanto isso, os mercados monetários intensificavam suas apostas nos aumentos de juros pelo BCE, precificando 0,75 ponto percentual de alta até setembro. [ECBWATCH]

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,08%, a 7.593,00 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,76%, a 14.445,99 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,80%, a 6.448,63 pontos.