Ações europeias fecham estáveis com pressão de mineradoras e papéis de luxo; otimismo sobre inflação esfria

Reuters

Publicado 14.09.2021 13:53

Por Shreyashi Sanyal

(Reuters) - As ações europeias fecharam estáveis nesta terça-feira, com mineradoras, bancos e ações de luxo liderando as perdas, já que o otimismo sobre o arrefecimento da inflação nos Estados Unidos em agosto provou ser passageiro.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,01%, a 1.802 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,01%, a 468 pontos.

O setor de recursos básicos recuou 1,9%, enquanto o bancos cedeu 1,1%.

"Tendo começado de forma positiva ontem, o movimento dos preços de hoje parece em curso de seguir o padrão da semana passada, quando, depois de recuperação semelhante na segunda-feira, o sentimento se deteriorou com as preocupações sobre as margens de lucro em face da alta dos preços, levando certos setores a sofrerem mais pressão ", disse Michael Hewson, analista-chefe de mercados da CMC Markets UK.

Ações de luxo, como LVMH (PA:LVMH), Kering (PA:PRTP), Richemont (SIX:CFR) e Burberry (LON:BRBY), recuaram entre 1,9% e 3%, acompanhando movimentos na Ásia em meio a preocupações sobre a propagação da Covid-19 na China.

Ainda assim, muitos estrategistas esperam que as ações europeias tenham um desempenho superior neste ano, devido à taxa relativamente alta de vacinação e recuperação do comércio em segmentos mais baratos do mercado, como bancos e energia.

Dados divulgados mais cedo mostraram que os preços ao consumidor dos EUA subiram ao ritmo mais lento em seis meses em agosto, sugerindo que a inflação provavelmente atingiu seu pico, embora possa permanecer alta por um tempo em meio a persistentes restrições de oferta.

"Embora inicialmente tenhamos visto os mercados dispararem com a perspectiva de um Federal Reserve mais paciente, desde então vimos os operadores perceberem que os dados de hoje provavelmente não levarão o Fed a mudar de curso", disse Joshua Mahony, analista sênior de mercados do IG.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,49%, a 7.034,06 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,14%, a 15.722,99 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,36%, a 6.652,97 pontos.