Ações europeias recuam com preocupações com a Turquia

Reuters  |  Autor 

Publicado 17.08.2018 16:39

Ações europeias recuam com preocupações com a Turquia

(Reuters) - Os mercados de ações europeus recuaram nesta sexta-feira, com os investidores sofrendo após uma semana turbulenta, de olho em mais agitações possíveis nos mercados emergentes e na fraqueza das ações de tecnologia.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,09 por cento, a 1.491 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,1 por cento, a 381 pontos.

A lira turca recuou cerca de 4 por cento nesta sessão, depois de breve recuperação, depois que uma corte turca rejeitou o pedido de libertação de um pastor cristão norte-americano, intensificando a disputa diplomática entre os dois países e reacendendo os temores dos investidores de ampla crise nos mercados emergentes.

"As consequências para as economias europeias (vindas da Turquia) podem ser mais severas do ponto de vista geopolítico", escreveram os analistas do Goldman Sachs, argumentando que os laços comerciais e financeiros com o país eram relativamente pequenos.

"Para declarar com confiança que o pior já passou para lira, o banco central teria de agir de forma decisiva..., a tensão diplomática com os EUA teria que diminuir, as medidas fiscais prudentes e as reformas estruturais teriam de ser prontamente implementadas", disseram analistas do Rabobank em nota.

Entre os principais impulsionadores ficaram as ações da italiana Atlantis, com alta de cerca de 5,68 por cento depois de perder até 25 por cento no pregão anterior por conta da queda de uma ponte rodoviária em Gênova. A Atlantia é a empresa controladora do operador de rodovias.

Enquanto isso, a empresa holandesa de armazenamento de petróleo e produtos químicos Vopak anunciou lucro inferior ao esperado e perdeu 6,42 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,03 por cento, a 7.558 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,08 por cento, a 5.344 pontos.