Ações perdem força após decisão do BCE; papéis de energia pesam

Reuters

Publicado 21.01.2021 14:40

Por Sruthi Shankar e Amal S

(Reuters) - As ações europeias perderam força no fechamento do pregão desta quinta-feira, sob o peso das ações do petróleo e do setor imobiliário, enquanto o Banco Central Europeu (BCE) manteve sua política monetária, mas alertou que um aumento nas infecções pela Covid-19 representavam um risco para a recuperação da zona do euro.

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou estável, depois de chegar a subir até 0,8% no início da sessão. As principais empresas de energia, como a BP (LON:BP), Royal Dutch Shell (AS:RDSa) e Total (PA:TOTF), recuaram mais de 2% conforme os preços do petróleo caíram depois que dados da indústria mostraram um aumento surpreendente nos estoques dos Estados Unidos.

O BCE ofereceu poucas surpresas depois de manter a política monetária inalterada, enquanto sua presidente, Christine Lagarde, alertou que um novo aumento nos casos da Covid-19 e as consequentes restrições à atividade vão reduzir a atividade no curto prazo, além de afirmar que o BCE está preparado para fornecer ainda mais apoio à economia, caso seja necessário. "Lagarde abordou os progressos mistos positivos e negativos, mas concluiu que não havia motivos para alterar a avaliação mais ampla das projeções de dezembro", escreveu Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING em uma nota.

Ele, no entanto, analisou que a projeção da autoridade monetária em dezembro, de um crescimento trimestral de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, "é um pouco otimista".

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,37%, a 6.715 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,11%, a 13.906 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,67%, a 5.590 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,98%, a 22.428 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,00%, a 8.122 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,28%, a 5.055 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações