ADM inicia no Brasil projeto piloto de agricultura regenerativa com foco principal em soja

Estadão Conteúdo

Publicado 21.11.2023 17:25

Atualizado 21.11.2023 20:40

ADM inicia no Brasil projeto piloto de agricultura regenerativa com foco principal em soja

A ADM, líder global em cadeias de fornecimento de agricultura sustentável e nutrição, vai iniciar um projeto piloto de agricultura regenerativa para produtores brasileiros. "Queríamos um programa economicamente viável, que entregasse a melhor produtividade no menor espaço de tempo", disse ao Broadcast Agro o diretor de grãos da ADM para América do Sul, Luciano Souza.

"Buscamos a implementação com todos os suportes técnicos para levar aos clientes a melhor orientação e as melhores práticas." A ideia é fomentar e apoiar a produção agrícola sustentável com foco na saúde do solo, proteção da biodiversidade, melhora da fertilidade e resiliência do solo e aumento da produtividade nas fazendas. A etapa inicial tem previsão de duração de dois anos e foco principal no cultivo de soja.

Segundo a ADM, a agricultura regenerativa pode ser considerada um conjunto de práticas agrícolas que aumentam a produtividade e recuperam e conservam a saúde do solo e do meio ambiente. O setor deve saltar de US$ 8,70 bilhões em 2022 para US$ 32,29 bilhões até 2032 em toda a indústria, diz a empresa. "O princípio básico é fazer mais com menos, ou seja, maior produtividade com menor utilização de insumos, menor uso de água, menor emissão de gases de efeito estufa, menor risco de degradação do solo e menor uso de combustíveis e energia", explicou Souza.

O projeto piloto foi desenvolvido em parceria técnica Bayer (ETR:BAYGN) e terá uma metodologia com reconhecimento internacional, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), orientada para a quantificação de emissões de campo, de mudança de uso da terra, pegada de carbono dos insumos aplicados e de transporte. A ideia é que a produção possa ser quantificada e rastreada.

Segundo o gerente de carbono e de agricultura regenerativa da ADM, André Germano, o projeto é adaptado às diferentes realidades dos produtores. Inicialmente, são 20 agricultores e 20.000 hectares em propriedades pilotos nas regiões de Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS). "Queremos demonstrar que cada produtor tem a sua própria jornada, o programa é customizado por talhão. Temos produtores de mil e poucos hectares com soja, milho e feijão e até de 50 mil hectares com rotação diferenciada e pecuária no ciclo", explicou Germano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações