Advogados do Twitter vão questionar Musk em caso sobre desistência de compra da rede social

Reuters

Publicado 26.09.2022 13:44

Atualizado 26.09.2022 14:36

Por Tom Hals

WILMINGTON, Estados Unidos (Reuters) - A tendência do bilionário Elon Musk de distribuir insultos enquanto é questionado sob juramento será testada novamente nesta segunda-feira, quando os advogados do Twitter deverão fazer perguntas ao presidente-executivo da Tesla (NASDAQ:TSLA) sobre sua decisão abrupta de abandonar o acordo para compra da rede social por 44 bilhões de dólares.

Um julgamento de cinco dias está programado para começar em 17 de outubro em Wilmington, no Estado norte-americano de Delaware, envolvendo a desistência de Musk do acordo, ocorrida em julho.

Dezenas de depoimentos estão programados para o caso, incluindo o do co-fundador do Twitter, Jack Dorsey.

Ao testemunhar em batalhas judiciais anteriores, a pessoa mais rica do mundo chamou os advogados adversários de "repreensíveis", questionou sua felicidade e os acusou de "extorsão". Ele perguntou a um advogado se ele estava trabalhando por meio de uma contingência porque o cliente do advogado estava supostamente atrasado nos pagamentos de pensão alimentícia.

"Então provavelmente você está em uma contingência ou está pegando o dinheiro daquele garoto. Qual das opções?" Musk disse a um advogado de um denunciante em um caso contra a Tesla, de acordo com uma transcrição do depoimento de 2020.

A sessão de questionamentos a serem feitos pelos advogados do Twitter a Musk é fechada ao público e programada para começar nesta segunda-feira e terminar na quarta-feira, se necessário, de acordo com registros do tribunal.

Os advogados de Musk vão querer mantê-lo focado em responder as perguntas, mas isso pode ser um desafio com alguém tão inteligente e teimoso, disse James Morsch, um advogado especializado em temas corporativo que não está envolvido na batalha judicial.

"Eu posso comparar isso a tentar segurar um tigre pelo rabo", disse Morsch.

Em um depoimento em 2019, durante um caso sobre a compra da fabricante de paineis solares SolarCity pela Tesla, Musk se recusou a responder por cinco vezes uma das primeiras perguntas por causa da forma como foram feitas, segundo registros da sessão.

"Podemos ficar olhando um para o outro até que você refaça a pergunta", disse Musk ao advogado Randall Baron na ocasião.