Agribrasil investe em terminal portuário em SC, espera escoar grãos dali em 2024

Reuters

Publicado 29.10.2021 15:34

SÃO PAULO (Reuters) - A trading de grãos Agribrasil comprou uma participação majoritária no capital social do Terminal Santa Catarina SA (TESC), a primeira aquisição de um ativo de logística de sua história.

O terminal, localizado no complexo portuário de São Francisco do Sul, é acessado pela rodovia BR-101 e por uma malha ferroviária, e fica próximo de grandes regiões produtoras de grãos.

O investimento, cujo valor não foi divulgado, denota uma mudança de estratégia para a empresa, que iniciou operações apostando num modelo "asset light" para originação de grãos baseada em relacionamentos e com poucos ativos próprios.

Até meados de 2024, a Agribrasil espera investir "centenas de milhões de reais" para iniciar exportação de produtos como soja e milho em um dos três berços que compõe o terminal, disse à Reuters o CEO Frederico Humberg.

Hoje, a operação do TESC é eminentemente voltada à importação de aço e ferro, segundo ele.

"A aquisição é um game changer", disse Humberg por telefone, explicando que a compra impulsionará os negócios de grãos nos Estados do Sul do país, os quais poderão ser escoados a partir do terminal próprio.

O TESC possui três berços de atracação, sendo que um deles --após obras de remodelagem-- terá capacidade máxima anual para escoar cerca de 7,5 milhões de toneladas, além de um calado suficientemente profundo para a operação de navios tipo Panamax.

A compra de quase 63% do TESC seria a primeira de muitas aquisições no radar da Agribrasil, disse o executivo.