Airbus A350 recebe certificação de segurança na Europa

Reuters

Publicado 30.09.2014 09:32

Airbus A350 recebe certificação de segurança na Europa

PARIS (Reuters) - O órgão regulador do setor de aviação na Europa anunciou nesta terça-feira que concedeu aprovação de segurança para o jato A350, da Airbus, completando os passos obrigatórios necessários para que o avião comece a voar com passageiros.

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA, na sigla em inglês) afirmou que a Airbus demonstrou a confiabilidade no ar de seu primeiro jato feito com fibras de carbono durante mais de um ano de testes de voo. A agência considerou o novo avião uma "aeronave madura".

A versão do jato certificada pela EASA, o A350-900, é projetado para transportar 314 passageiros e deve ser colocado em serviço pela Qatar Airways antes do final deste ano. O modelo será competidor direto do 787 Dreamliner, da norte-americana Boeing.

Um modelo maior do avião, o A350-1000, que foca o mercado de minijumbos ocupado pela Boeing com o 777, deve entrar em serviço em 2017, depois de um processo de certificação separado.

Questionado sobre quanto tempo levará a entrega do primeiro avião para a Qatar Airways, o chefe do programa do A350, Didier Evrard, afirmou que o primeiro jato do modelo está pronto para testes antes de entregas, mas evitou dar um cronograma específico sobre quando a aeronave será despachada ao cliente.

"Estamos numa fase muito cooperativa com nosso cliente e vamos atender isso em conjunto", disse Evrard.

"Será antes do final do ano, com certeza", afirmou o executivo, referindo-se à meta da Airbus para a primeira entrega.

Tanto a Airbus quanto a Boeing afirmam que a nova geração de aviões vai reduzir custos de combustível em pelo menos 20 por cento ante aeronaves metálicas tradicionais.

O A350 é resultado de oito anos de trabalho de design e desenvolvimento, ao custo estimado de 15 bilhões de dólares.

A Airbus já tem vendas de 750 unidades do modelo, que tem preço de tabela de entre 295 milhões a 340 milhões de dólares cada, desde o lançamento em 2006. O Dreamliner, que está no mercado há mais tempo, tem 1.048 encomendas, tendo sido lançado em 2004 e entrado em serviço em 2011.

(Por Tim Hepher)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações